Presidente de Portugal passa mal, é internado e diz: "Não é dessa vez que morro"
Marcelo Rebelo de Sousa participava de evento em universidade e bebeu moscatel quente
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hospitalizado nesta quarta-feira (5) depois de ter um mal-estar durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Oeiras. Um vídeo mostra o momento em que o político sai carregado por outras pessoas após sofrer uma indisposição
O presidente português foi encaminhado imediatamente para o Hospital de Santa Cruz, onde recebeu atendimento médico. Após se recuperar, ele teve alta ainda nesta quarta-feira e comentou o caso.
“Antes dos discursos da cerimônia, me ofereceram um moscatel [bebida alcoólica] e eu disse não, porque iria discursar. Acabei por beber o moscatel quente, mais tarde. E eu acho que deve ter interagido, provavelmente, com a digestão. Comecei a sentir logo a seguir os mesmos sintomas que tinha tido em Braga, que é uma queda de pressão repentina”, explicou.
Leia também
• Líderes indígenas pedem respeito a resultados das eleições na Guatemala
• Governo da Suíça anuncia doações para o Fundo Amazônia
O caso aconteceu justamente no dia em que médicos portugueses fazem uma greve. Primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa disse que, assim que soube do ocorrido, entrou em contato com Rebelo para saber de seu estado de saúde, com o presidente respondendo: “Olhe, ainda não é desta [vez] que eu morro”.
Segundo o Jornal de Notícias, Miguel Mendes, diretor clínico do Hospital de Santa Cruz, afirmou que Rebelo estava "muito bem" e "na plena posse das suas capacidades", destacando que os principais exames feitos no presidente tiveram "resultados normalíssimos".