A-A+

Diplomacia

Presidentes da França e EUA conversarão nesta sexta por telefone

A conversa entre Biden e Macron, que está prevista para 18h (13h no horário de Brasília)

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao lado de Emmanuel Macron, presidente da FrançaPresidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao lado de Emmanuel Macron, presidente da França - Foto: Reprodução/instagram

O presidente francês Emmanuel Macron e seu homólogo americano Joe Biden conversarão nesta sexta-feira (22) por telefone, em meio à aproximação entre os dois países que também contará com uma viagem da vice-presidente americana Kamala Harris à França.

A conversa entre Biden e Macron, que está prevista para 18h (13h no horário de Brasília) segundo fontes do Eliseu, é a segunda após a crise desencadeada em setembro com o anúncio de uma aliança entre Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

Criada com o objetivo de rivalizar com a China na região do Indo-Pacífico, esta parceria estratégica irritou a França, pois implicou o cancelamento, por parte da Austrália, de um contrato bilionário para a compra de submarinos franceses convencionais. 

Na conversa telefônica de 22 de setembro, os dois presidentes se comprometeram a iniciar um "processo de consultas em profundidade" para restabelecerem a confiança entre as duas potências.

Sua primeira reunião presencial acontecerá em Roma no final de outubro, na cúpula das potências econômicas do G20.

Depois, a vice-presidente dos Estados Unidos "estará em Paris em 11 de novembro" para a abertura do Fórum de Paris sobre a Paz, informou à AFP uma fonte diplomática, confirmando uma informação do Le Journal du Dimanche.

Veja também

Não há casos da nova variante identificados no Brasil, diz ministério
Covid-19

Não há casos da nova variante identificados no Brasil, diz ministério

Lei que garante bolsas para docentes da educação básica é sancionada
Educação

Lei que garante bolsas para docentes da educação básica é sancionada