Prevent Senior

Prevent Senior admite que não há pesquisa científica comprovando eficácia do 'kit Covid'

No comunicado desta terça (30), a Prevent Senior admitiu que não há pesquisa que comprove a eficácia do chamado kit Covid

Fachada Prevent Senior Fachada Prevent Senior  - Foto: Divulgação/Site Prevent Senior

Em comunicado enviado a associados nesta terça-feira, a Prevent Senior admitiu que não há pesquisa que comprove a eficácia do chamado kit Covid, conjunto de medicamentos distribuído pela operadora na pandemia.

A divulgação do comunicado estava prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito pela Promotoria de Saúde do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e assinado pela empresa em outubro. O mesmo termo proíbe a operadora de distribuir o kit, que inclui medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromiana. Se descumprir, terá de pagar uma multa.

Acusada de promover o chamado tratamento precoce e ocultar óbitos de pacientes que morreram de Covid-19, a Prevent Senior foi indiciada pela CPI da Covid do Senado Federal e está sendo investigada por uma outra comissão instalada na Câmara Municipal de São Paulo. Há ainda cinco inquéritos no Ministério Público do Trabalho que apuram questões como assédio moral e sexual e pejotização. No âmbito do MP-SP, há uma força-tarefa em curso e também discussões envolvendo dano moral coletivo que deverá ser pago pela operadora.

"Inexiste a conclusão de qualquer pesquisa científica realizada pela Prevent Senior que conclua pela eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina ou de demais medicamentos do denominado “kit Covid”, para tratamento da COVID-19", diz a nota.

A Prevent Senior ainda disse aos associados que os resultados divulgados pela empresa ou por terceiros acerca da eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina "não correspondiam efetivamente a uma pesquisa científica, limitando-se a dados obtidos internamente para fins estatísticos, sem qualquer tipo de viés científico".

A operadora também admtiu que não obteve autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para a realização de estudos científicos sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina.

Cantor Eduardo Costa:  Denunciado por estelionato, artista teria pagado mansão de R$ 9 milhões com imóvel irregular

Em nota enviada à reportagem, a assessoria de imprensa da Prevent Senior afirmou que a assinatura do TAC não implica reconhecimento de culpa. "A Prevent Senior jamais mentiu e vai acionar judicialmente quem a acusa de faltar com a verdade."

Veja também

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda
SAÚDE

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Newsletter