SAÚDE

Menina de 7 anos morre de meningite no Recife; óbito é o primeiro da doença este ano em Pernambuco

Criança morreu no dia 17 de janeiro

ImipImip - Foto: Divulgação

Pernambuco registra primeira morte por meningite em 2024. A vítima fatal é uma menina de 7 anos que residia no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Ela faleceu no dia 17 de janeiro após desenvolver gravemente os sintomas da doença. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife.

A criança apresentou os sintomas no dia 15 de janeiro: cefaleia, dor abdominal, febre, sufusões hemorrágicas e vômitos. Os primeiros atendimentos foram realizados em uma policlínica do Recife e, no dia seguinte, ela foi encaminhada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
 

Após exames, a menina foi diagnosticada com meningococcemia sorotipo C, falecendo dois dias após ter ido à clínica, no dia 17 de janeiro.

De acordo com as informações da PCR, o cartão de vacina da criança estava atualizado e o hospital acompanhou duas pessoas que tiveram contato direto com a criança, para que fosse possivel identificar sintomas, além de terem realizado quimioprofilaxia.

meningite é  um processo inflamatório das meninges, membranas que cercam o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias. 

O SUS oferece a imunização com a vacina Meningocócica C (Conjugada), que deve ser feita aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses.Os adolescentes e adultos que não tenham recebido as doses podem tomar a qualquer momento.

Veja também

Quatro navios dos EUA encalham perto de cais temporário em Gaza
Gaza

Quatro navios dos EUA encalham perto de cais temporário em Gaza

Governo do Rio Grande do Sul sanciona lei que institui plano de reconstrução do estado
Rio Grande do Sul

Governo do Rio Grande do Sul sanciona lei que institui plano de reconstrução do estado

Newsletter