EDUCAÇÃO

Primeiro dia de provas do SSA 1 e SSA 2, da UPE, acontece neste domingo (3)

Orientação geral é chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência

Universidade de Pernambuco (UPE). Universidade de Pernambuco (UPE).  - Foto: Anderson Stevens/Arquivo Folha de Pernambuco

Neste domingo (3), os estudantes do 1° e 2° ano do ensino médio inscritos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) realizam as provas das primeira e segunda etapas, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente. Os conteúdos cobrados são específicos da série estudada. No total, o SSA 1 possui 27.555 inscritos, enquanto o SSA 2 conta com 21.334 candidatos.

As provas do SSA1 acontecem das 8h15 às 12h15, e o fechamento dos portões, impreterivelmente, às 8h. Já os estudantes do SSA 2 fazem os exames no horário da tarde, das 14h30 às 18h30. Neste caso, os portões fecham às 14h15. A orientação geral é chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de se atrasar.

Os candidatos devem imprimir o cartão informativo disponível no site oficial da UPE até o dia do exame. O documento indica o local da prova do estudante e é obrigatório para o acesso à sala de aplicação de testes. Ele deve ser apresentado juntamente com a carteira de identidade original ou outro documento que possua foto e assinatura recentes. 

Também é obrigatório o uso de caneta esferográfica azul ou preta. A comissão da UPE informa que não se responsabilizará por aquele que faltar aos testes por desconhecer o local de sua realização.

Para o primeiro dia do SSA 1, são aplicadas 45 questões distribuídas entre as áreas de conhecimento de Linguagem e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Já no domingo seguinte (10), último dia de provas, o estudante terá mais 45 questões entre as áreas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O mesmo esquema vale para o SSA 2.

O resultados das provas está marcado para ser divulgado até o dia 31 de março de 2024, apenas no sistema de inscrição. Para mais informações, o estudante pode entrar em contato com a organização através dos telefones (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: [email protected] ou ainda na plataforma oficial.

Calendário das provas:
SSA 3: 19 e 26 de novembro de 2023 (manhã)
SSA 1: 03 e 10 dezembro de 2023 (manhã)
SSA 2: 03 e 10 de dezembro de 2023 (tarde)

Esquema especial de ônibus

Movimentação de ônibus nas ruas do RecifeRMR receberá reforço nas linhas de ônibus durante provas do SSA. - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Com objetivo de ofertar melhor locomoção aos locais dos exames, o Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou reforço de oito linhas na Região Metropolitana do Recife (RMR). No total, 40 novos veículos são colocados à disposição, que, juntos, devem fazer 322 viagens. Durante todo o domingo, 853 ônibus estão circulando na RMR, realizando 9.776 viagens

Confira as linhas com acréscimo na frota:

624 - Brejo (Cde. Boa Vista) 
324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)
346 - TI TIP (Cde. Boa Vista)
825 - Jardim Brasil / TI Joana Bezerra
860 - TI Xambá (Príncipe) 
516 - Casa Amarela (Torre/Recife Antigo)
2920 - TI Rio Doce / TI CDU
1967 - TI IGARASSU (Dantas Barreto)

Veja também

Obra causa mudança no trânsito do bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife
Recife

Obra causa mudança no trânsito do bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife

Fundação buscará com IA crianças adotadas irregularmente durante a ditadura no Chile
Crianças adotadas

Fundação buscará com IA crianças adotadas irregularmente durante a ditadura no Chile