CRIME

Primeiro-ministro da Eslováquia passa por cirurgia após ser atingido no abdômen em ataque a tiros

Um vídeo cujas imagens não foram verificadas de forma independente mostra vários homens correndo para deter o suspeito nos arredores do centro cultural de Handlova

Robert Fico, ex-premier, que lidera pesquisas na Eslováquia Robert Fico, ex-premier, que lidera pesquisas na Eslováquia  - Foto: AFP

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, foi baleado nesta quarta-feira enquanto cumprimentava uma multidão em frente a um centro comunitário cultural de Handlova, no centro da Eslováquia, onde havia sido realizada uma reunião do governo, anunciou a Zuzana Caputova, presidente do país. Nas redes sociais, ela disse estar "chocada", condenou o ocorrido e desejou "força" ao premiê. Ainda não se sabe a extensão dos ferimentos de Fico.

Vários tiros foram ouvidos antes de sua equipe de segurança levá-lo a um veículo próximo, segundo jornalistas da cidade, que fica a cerca de 180 km a nordeste da capital Bratislava. Imagens do local publicadas pela agêcia de notícias Reuters mostram o que parecem ser os seguranças de Fico correndo ao redor de um sedan preto.

O líder eslovaco foi levado a um hospital da cidade, mas será transferido para a capital, disse o diretor da instituição de saúde.

Um vídeo cujas imagens não foram verificadas de forma independente mostra vários homens correndo para deter o suspeito nos arredores do centro cultural de Handlova. Em alguns registros é possível ver uma pessoa algemada no chão do local.

Fico regressou ao poder na Eslováquia após as eleições de setembro passado, à frente de uma coligação populista-nacionalista.

Veja também

Aiatolá Khamenei anuncia cinco dias de luto no Irã pela morte do presidente Raisi
MUNDO

Aiatolá Khamenei anuncia cinco dias de luto no Irã pela morte do presidente Raisi

Líderes globais reagem à morte do presidente do Irã, após acidente de helicóptero
MUNDO

Líderes globais reagem à morte do presidente do Irã, após acidente de helicóptero

Newsletter