ESPAÇO

Primeiro satélite de observação da Terra criado pela indústria nacional é lançado nos EUA

Equipamento foi desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre a Embraer e a Telebras, em São José dos Campos, no interior de São Paulo

Nanossatélite de joint-venture entre Embraer e Telebras é lançado nos EUANanossatélite de joint-venture entre Embraer e Telebras é lançado nos EUA - Foto: Divulgação

Foi lançado neste sábado o primeiro satélite de observação da Terra produzido e projetado pela indústria nacional na base de lançamento de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos. Considerado um nanossatélite, o VCUB1 foi desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre a Embraer e a Telebras.

O equipamento é o primeiro satélite de observação da Terra e coleta de dados projetado pela indústria nacional e deverá demonstrar a capacidade da indústria brasileira de realizar missões espaciais avançadas. Ele foi desenvolvido em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

“O lançamento do VCUB1 é histórico para a indústria aeroespacial brasileira porque coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores”, afirma João Paulo Campos, Presidente da Visiona Tecnologia Espacial.

Segundo a Embraer, o nanossatélite será usado para desenvolvimento e validação de tecnologias espaciais da Visiona na área da agricultura, controle de desmatamento e outras aplicações.

O principal objetivo do lançamento é validar a arquitetura do satélite e o seu software embarcado para a poder usá-los em satélites de maior porte. A missão também permitirá a qualificação no espaço da câmera OPTO 3UCAM, a primeira câmera reflexiva projetada e produzida no Brasil.

O projeto contou com o apoio financeiro da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e do Instituto Senai de Inovação.

Veja também

Rivais do premiê votam na penúltima etapa das eleições indianas
índia

Rivais do premiê votam na penúltima etapa das eleições indianas

Justiça da Colômbia acusa ex-presidente Uribe de suborno e fraude
america latina

Justiça da Colômbia acusa ex-presidente Uribe de suborno e fraude

Newsletter