Coronavírus

Primeiros dois casos da variante Ômicron da Covid-19 são identificados no Reino Unido

Informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do governo britânico

Coronavírus Sars-CoV-2Coronavírus Sars-CoV-2 - Foto: Pexels

O Secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, afirmou que as autoridades de saúde já identificaram dois casos de pessoas contaminadas pela variante Ômicron (B.1.1.529) da Covid-19. De acordo com o jornal inglês 'The Guardian', os dois indivíduos contaminados pela cepa já estão em isolamento.

Na quinta-feira, a Inglaterra anunciou banimento de voos vindos de seis países do sul da África em um esforço para impedir que a cepa do vírus chegue ao país.

A nova variante do coronavírus foi identificada na África do Sul e preocupa as autoridades de saúde do mundo todo. A cepa, que foi nomeada ômicron (B.1.1.529) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), parece se espalhar relativamente rápido e já está presente em outros quatro países. Mutações são comuns no coronavírus e são elas que dão origem a novas variantes. Desde o início da pandemia, diversas cepas surgiram, mas, até o momento, apenas quatro foram alvo de preocupação por alterarem negativamente o efeito do vírus no organismo. A ômicron é a quinta delas e, de acordo com o médico geneticista Salmo Raskin, diretor do Laboratório Genetika, de Curitiba, essa é a variante que mais acumulou mutações.

Veja também

Brasil bate recorde e passa de 200 mil casos notificados de Covid-19 em 24h pela primeira vezCasos de Covid

Brasil bate recorde e passa de 200 mil casos notificados de Covid-19 em 24h pela primeira vez

ANS aprova inclusão do teste de covid-19 na cobertura de planosTeste de covid

ANS aprova inclusão do teste de covid-19 na cobertura de planos