Cidadania

Com missa celebrada por dom Fernando Saburido, Pró-Criança comemora 28 anos

Instituição já beneficiou cerca de 35 mil pessoas ao longo desses anos

Missa de celebração aconteceu na Basílica do Salesiano, bairro da Boa VistaMissa de celebração aconteceu na Basílica do Salesiano, bairro da Boa Vista - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Movimento Pró-Criança, fundado em 27 de julho de 1993, completa 28 anos nesta terça (27). Para comemorar a data, foi celebrada uma Missão em Ação de Graças comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido, na Basílica do Salesiano, bairro da Boa Vista. A cerimônia foi transmitida pelo Facebook e está disponível na página da instituição. Além disso, também houve apresentações de canto coral, flauta e violino, feitas pelos jovens integrantes da ONG. 

Organizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife como entidade sem fins lucrativos, o Pró-Criança promove cursos gratuitos de artes visuais, esportes, música, dança e qualificação profissional para jovens que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao longo desses 28 anos, a ONG já beneficiou diretamente cerca de 35 mil pessoas.

“O nosso projeto é crescer cada vez mais na medida que vão aumentando as necessidades, principalmente agora, em tempos de pandemia onde os problemas ficaram ainda maiores. Nós temos procurado estar perto e ajudar de todas as formas para que realmente o Pró-Criança seja uma ação em benefícios dos carentes”, destaca o arcebispo dom Fernando.

O forte impacto causado pela pandemia fez com que o planejamento das aulas precisasse ser adaptado à realidade dos alunos. O diretor-presidente da instituição, Paulo José Barbosa, enaltece os resultados obtidos diante dos obstáculos impostos pela Covid-19. 

"Alguns resultados referentes às políticas socioeducacionais devem ser ressaltados, como: a implantação de plataforma para aulas on-line, criação de novos cursos para inclusão digital e ampliação das atividades de apoio às famílias dos beneficiários (Programa Mãos de Mães), com vistas ao “Emprego e Renda”, bem como a distribuição de cestas básicas de alimentos e kits de higiene”, afirmou.

Neste último ano, a instituição conseguiu colocar em prática o antigo desejo de expandir sua atuação para outros lugares da cidade, como foi o caso do bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife, que no mês passado recebeu o projeto "Interarte: arte e cultura como transformação humana".

A iniciativa levou aulas de capoeira, dança, artes visuais, judô, percussão, violino e viola para jovens de 13 a 17 anos do bairro e teve auxílio dos recursos da Lei Rouanet e apoio da Fraternidade O caminho. O objetivo é que, em parceria com as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, o projeto leve educação e cultura a crianças e adolescentes de outros bairros da capital e até mesmo de cidades vizinhas.

 

Veja também

Mito ou verdade: Edward Mordake, o homem da "face demoníaca" realmente existiu?
SAÚDE

Mito ou verdade: Edward Mordake, o homem da "face demoníaca" realmente existiu?

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training
Nunca é tarde

Conheça Irmã Marluce, pernambucana de 61 anos que tem ganhado as redes com vídeos de cross training

Newsletter