Pró-Criança lança curso de jogos digitais

As inscrições para o curso de Jogos Digitais estarão abertas em julho. São 10 vagas destinadas a jovens entre 15 e 21 anos.

Núcleo de Inclusão Digital do Pró-Criança oferta curso de Jogos Digitais, além dos cursos de robótica livre e informáticaNúcleo de Inclusão Digital do Pró-Criança oferta curso de Jogos Digitais, além dos cursos de robótica livre e informática - Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Atento às demandas da área de tecnologia, o Movimento Pró-Criança disponibiliza uma nova formação gratuita: jogos digitais. De acordo com a ONG, que também tem em sua grade o curso de robótica, essa iniciativa é inédita na região do Nordeste. “Estamos atuando no mercado de tecnologia, através de Núcleo de Inclusão Digital (NIC), há cinco anos. Sabemos que é uma área que tem uma demanda muito forte e os jovens precisam estar preparados para esse universo digital”, afirmou o coordenador do NIC do Pró-Criança, Fernando Marroquim.

Leia também:
Recife recebe semifinal de competição de startups com foco em educação
Vestibular 2019: UPE anuncia dois novos cursos e mobilidade estudantil externa

O objetivo do curso de programação em jogos digitais é capacitar o aluno beneficiário a desenvolver jogos educativos em duas e três dimensões (2D e 3D) para smartphones, tablets, computadores e videogames. O aluno irá atuar no processo de criação de histórias, personagens, cenários de jogos, desenvolvendo, por meio de linguagem de programação, comandos para movimentos e interação no ambiente virtual. São dez vagas para este curso, que serão destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica com idades entre 15 e 21 anos.

Leia também:
Com missa e coro, Pró-Criança reabre sede, mas ainda precisa de doações


As inscrições começam em julho e os interessados participarão de um processo seletivo prático para avaliar a criatividade, as habilidades manuais e o raciocínio lógico. As aulas terão início em agosto e ocorrerão de segunda a quinta, no turno da tarde, até dezembro. A carga horária total será de 162 horas. “O curso de Jogos Digitais surgiu a partir da pluralidade na área de games que tem crescido no Brasil, mas que ainda precisa de mão de obra qualificada”, disse Marroquim.

“Nunca imaginei entrar nessa área de tecnologia. Soube desses cursos do Pró-Criança por meio de uma amiga da escola. Fiz o curso de informática, depois me interessei por robótica e aprendi muita coisa boa”, declarou o estudante Lucas Bento, de 16 anos, um dos 180 formandos na tarde de ontem, da 12º turma do Núcleo de Inclusão Digital da ONG. Os alunos dos cursos de recondicionamento de computadores, iniciação à informática, programador de web e robótica livre receberam o certificado de conclusão da sua respectiva turma. Na ocasião, promoveram a ExpoNID - Exposição de Tecnologias, Software Livre e Sustentabilidade. Eles apresentaram produtos, como robôs, que foram construídos a partir da carcaça de eletroeletrônicos nas aulas de robótica livre.

Veja também

Alimentação e atividades físicas alinhadas em todas as estações do ano
Saúde e Bem-Estar

Alimentação e atividades físicas alinhadas em todas as estações do ano

Conheça o sistema de correção do Enem
PROVA

Conheça o sistema de correção do Enem