Problema na rede elétrica fecha parcialmente Linha Centro do Metrô

Estações estão sem funcionar desde a manhã da segunda-feira (26)

Linha Centro do Metrô fechadaLinha Centro do Metrô fechada - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Todas as estações da Linha Centro do Metrô do Recife amanheceram sem funcionar nesta terça-feira (27). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), problemas técnicos prejudicaram, nessa segunda-feira (26), os equipamentos no ramal Camaragibe, que não funciona desde então. De acordo com a CBTU, a previsão é de que os trens voltem a circular ainda nesta terça.

O ramal Jaboatão também ficou paralisado no início desta terça. A CBTU informou que durante os serviços de manutenção realizados na madrugada, em razão da paralisação do ramal Camaragibe, detectou uma quebra de cabo na rede aérea próximo à Estação Coqueiral. Esse cabo foi encontrado no chão, possivelmente numa tentativa de roubo, alegou a companhia. O trecho Recife-Jaboatão foi reaberto por volta das 8h05.

Leia também:
Trem quebrado paralisa Linha Sul do Metrô
Linha Centro do Metrô do Recife amanhece fechada

Um problema técnico identificado por volta das 10h50 da segunda foi o responsável pela paralisação do trecho Coqueiral-Camaragibe do ramal Camaragibe, que atende cerca de 25 mil pessoas por dia. Uma falha na alimentação elétrica dos trens, próximo à Estação Coqueiral, foi identificada pela CBTU. Moradores da região disseram ter ouvido uma explosão e em seguida fogo no local. A Linha Sul do Metrô e o VLT seguem funcionando normalmente.

"Estamos terminando a recuperação do trecho comprometido ontem [na segunda]. A nossa pretensão era voltar hoje de manhã, mas foi visto o cabo roubado", afirmou o superintendente do metrô do Recife, Leonardo Villar. Os trabalhos no ramal Camaragibe precisaram ser suspensos e só retornaram após o reparo na Estação Coqueiral. "Uma rede de nylon foi jogada em cima do trem e puxou o pantógrafo, equipamento que capta a energia da rede área. Houve então um curto-circuito de grandes proporções", continuou Villar ao explicar o problema que paralisou a rede nessa segunda-feira.

Movimentação no Terminal de Camaragibe

Movimentação no Terminal de Camaragibe - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Reforço nos ônibus
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que não foi comunicado antecipadamente pela CBTU sobre a paralisação total da Linha Centro do Metrô nesta terça. Por esse motivo, alega o Consórcio, o esforço se concentra no reforço de linhas de ônibus com destino para o Recife ou fazem ligação com outros terminais da Capital.

Serão reforçadas ainda as linhas 232 – Cavaleiro, 243 – Vila Dois Carneiros e 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista), com itinerário para diferentes pontos do Centro do Recife. A 370 – TI TIP/TI Aeroporto, que faz a ligação entre os terminais do TIP e do Aeroporto, também recebeu reforço.

Quem utiliza a Linha Centro, a partir de Camaragibe, pode contar com o reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby.

Já quem usa a Linha Centro com origem em Jaboatão, pode contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Foram ativadas as linhas especiais que fazem a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda.

Sofrimento dos passageiros 
Os passageiros que tiveram que usar o metrô passaram por transtornos para chegar aos seus destinos. Gleisineis Melo, 52, foi uma das que teve sua rotina alterada por conta dos problemas no transporte público. A enfermeira contou que foram dois dias difíceis para ir de casa ao trabalho. “Isso é um descaso com a população. O metrô está velho, sujo, lotado, com a passagem aumentando constantemente e ainda temos que enfrentar esse tipo de problema”, afirmou Gleisineis, que também reclamou da falta de profissionais para auxiliar os passageiros no Terminal de Camaragibe.

A enfermeira também se queixou da demora e da superlotação dos terminais integrados: “Ontem para voltar para a minha casa eu levei quase três horas, em um trajeto que dá pra fazer em uma. Tive que ir pro terminal da Macaxeira e lá a situação estava complicada”.

Já o locutor comercial Jorge Lopes, que sai de São Lourenço da Mata para Moreno diariamente e se beneficia do metrô ir ao trabalho. Para ele, os aumentos das passagens não têm representado melhoras nas condições do metrô. “Parece que cada aumento de passagem vem com uma piora no serviço. O sistema está sucateado e a gente que precisa desse transporte fica nessa situação difícil”, disse Jorge, que recorreu a uma linha especial que leva os passageiros de Camaragibe para o Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

Este é o segundo problema na rede elétrica que o metrô do Recife enfrenta na última semana. Na quinta-feira (22), um trem quebrou próximo à Estação Shopping por conta de uma falha elétrica e paralisou as atividades da Linha Sul por cerca de 4 horas.

Veja também

Brasil tem 49,8 mil novos casos de Covid-19 e 698 mortes em 24 horas
Coronavírus

Brasil tem 49,8 mil novos casos de Covid-19 e 698 mortes em 24 horas

Igrejas de Olinda receberão painéis táteis com informações turísticas para visitantes cegos e surdos
Acessibilidade

Igrejas de Olinda receberão painéis táteis com informações turísticas para visitantes cegos e surdos