Processo seletivo para pré-vestibular gratuito da UFPE abre inscrições nesta terça

Projeto oferecerá 140 vagas para estudantes de baixa renda

Projeto de Lei é do deputado Romero Sales Filho (PTB)Projeto de Lei é do deputado Romero Sales Filho (PTB) - Foto: Divulgação

Começam nesta terça-feira (3) as inscrições para o ano letivo 2017 do Portal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto de preparação para exames de acesso ao ensino superior oferecerá 140 vagas para estudantes de baixa renda, oriundos da rede pública de educação.

As inscrições seguirão até 20 de janeiro, sendo realizadas no Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara (Damuc), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE (campus Recife). Os interessados devem comparecer ao local entre 8h e 17h, para preencher uma ficha, pagar uma taxa de R$ 20 e entregar uma foto 3x4 recente e apresentar original e cópia de documento de identidade (RG, CNH, CTPS, etc).

Estão aptos a participar do processo seletivo do Portal UFPE os alunos que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio na rede pública, em qualquer uma de suas esferas (municipal, estadual ou federal). Serão admitidos estudantes que tenham cursado, no máximo, um ano do ensino médio em escola particular, desde que não tenha sido o terceiro ano. 

Os estudantes inscritos passarão por uma seleção, visando ao preenchimento das 140 vagas ofertadas em 2017. Esse processo consistirá em duas etapas. A primeira será a realização de uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, no dia 22 de janeiro.

No dia 27, serão divulgados os nomes dos 200 aprovados na primeira fase, que passarão por entrevistas entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro (esta última data, para ex-alunos do Portal e retardatários). A intenção, nesta etapa, é conhecer o perfil dos potenciais alunos do pré-vestibular. Se necessário, será requisitada comprovação adicional em relação à situação socioeconômica dos candidatos.

A previsão do início do ano letivo é dia 4 de fevereiro. As aulas serão de segunda a sexta-feira, no período da noite, e aos sábados, pela manhã e à tarde. Algumas atividades também são realizadas em manhãs de domingo.

Quem pode se inscrever:
1. Alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública que tenham cursado, no máximo, um ano desse nível em escola particular.
2. Ex-alunos que tenham cursado o terceiro ano e, pelo menos, um dos outros anos do ensino médio na rede pública.
3. Alunos oriundos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) que estejam cursando, no mínimo, o quinto período do seu curso.
Não podem se inscrever:
1. Quem já estudou dois anos - consecutivos ou não - no Portal UFPE.
2. Alunos que concluíram o ensino médio na rede particular.
3. Alunos que realizaram apenas o terceiro ano do ensino médio na rede pública.

Veja também

Fiocruz diz que vacina de Oxford tem efetividade contra variante P.1
Vacinas

Fiocruz diz que vacina de Oxford tem efetividade contra variante P.1

Na Cúpula do Clima, países anunciam pela 1ª vez metas capazes de conter aquecimento global
Clima

Na Cúpula do Clima, países anunciam pela 1ª vez metas capazes de conter aquecimento global