Notícias

Procissão do Senhor Morto leva fé ao Sítio Histórico

Tradicional rito da Igreja Católica teve a condução do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido

Fiéis caminham pelas ruas do Sítio Histórico de OlindaFiéis caminham pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Após a cerimônia da Liturgia da Paixão, em referência à paixão e morte de Jesus, com início às 15h, nesta sexta (19), na Catedral da Sé, em Olinda, o arcebispo do Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, conduziu os fiéis em caminhada pelas principais vias do Sítio Histórico. Denominada procissão do Senhor Morto, esse rito tradicional da Igreja Católica relembra o momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz para sepultá-lo.

De acordo com Saburido, a caminhada é uma forma de levar à comunidade os preceitos seguidos pelos cristãos. "A paixão de Cristo não para no momento histórico da ressurreição, ela continua atualmente para aqueles que têm sede de Deus. E é isto que faremos nessa caminhada de devoção em Cristo", comentou o arcebispo do Recife e Olinda.

Com os pés descalços para simbolizar o seu sacrifício em nome da fé em Cristo, a enfermeira Ivanise Neves, de 60 anos, afirma que a cada ano faz questão de participar da procissão. "Como cristã, é o mínimo que posso fazer para renovar a minha fé e aproveitar para pedir ao nosso Senhor pela humanidade."

Leia também:
Semana Santa: confira o que abre e o que fecha neste feriadão
PE: Apac prevê pancadas de chuva em todo o Estado no feriadão da Semana Santa


A programação da Semana Santa continua neste sábado (20), sendo que mais tarde devido ao rito de silêncio e oração, quando não há celebrações litúrgicas durante o dia. Sendo assim, a liturgia é retomada às 20h, quando o dom Saburido preside a Vigília Pascoal, uma extensa celebração dividida em Liturgia da Luz, da Palavra, Batismal e Eucarística. Já no domingo (21), também na Catedral da Sé, o arcebispo do Recife e Olinda, celebra às 9h, a Missa de Páscoa, com hinos e trechos bíblicos sobre a Ressurreição do Senhor.

Veja também

Maior polo gesseiro do Brasil é alvo de megaoperação contra furto de energia elétrica
Ação conjunta

Maior polo gesseiro do Brasil é alvo de megaoperação contra furto de energia elétrica

Chile se desculpa com mulher esterilizada por ser portadora do HIV
Reconhecimento de responsabilidade

Chile se desculpa com mulher esterilizada por ser portadora do HIV