SEMANA SANTA

Procissão em adoração à Santa Cruz toma conta do Centro Histórico de Olinda na Sexta Santa

Ao lado da imagem do Cristo Morto e de Maria, os devotos acompanharam o percurso que foi da Igreja da Sé até a Prefeitura de Olinda, no Varadouro

Procissão do Senhor Morto reúne fiéis em OlindaProcissão do Senhor Morto reúne fiéis em Olinda - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Após o rito de adoração à Santa Cruz, realizado na Catedral da Sé, durante a tarde desta Sexta-feira Santa (29), centenas de fiéis tomaram as ruas do Centro Histórico de Olinda em uma procissão para refletir e louvar em homenagem ao sacrifício de Cristo no dia de sua morte. 

A caminhada reuniu a congregação presente na celebração do rito e os membros da Ordem Terceira de São Francisco de Olinda. Ao lado da imagem do Cristo Morto e de Maria, os devotos acompanharam o percurso que foi da Igreja da Sé até a Prefeitura de Olinda, no Varadouro. 

Paula Ramalho, que é membro da Ordem e frequenta a procissão há seis anos, explica que a Semana Santa é um momento de reflexão, que oferece a chance de passagem para uma vida melhor.

“Para mim, é muito importante porque vivo isso desde criança, venho de uma família católica, um dos meus avós participava das procissões e também era da Ordem. Meu coração bate forte aqui, é de emocionar”, destaca. 

Ao longo do percurso, paradas foram organizadas para momentos de oração e reflexão. A primeira foi em frente a Academia de Santa Gertrudes, onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. 

De portas abertas, as irmãs da Academia receberam o cortejo em frente à Igreja e fizeram um apelo em nome das vidas de pessoas ao redor do mundo que tentam imigrar e acabam morrendo durante no caminho.  

Paixão para a vida toda 
Vestida com a imagem de Maria e segurando diversos terços na mão, Amara Teixeira, de 72 anos, frequenta a procissão de adoração à Santa Cruz desde os 18, quando se mudou para Olinda.

“Venho pela minha saúde, minha família e pela paz do mundo. Eu fico doente quando não acompanho a procissão do Nosso Senhor. Vou para a missa de manhã e venho para procissão de tarde”, conta.

Veja também

Rússia afirma que conquistou outra localidade no leste da Ucrânia
guerra na ucrânia

Rússia afirma que conquistou outra localidade no leste da Ucrânia

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como
Segurança Pública

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como

Newsletter