Professores da UFPE aderem a greve geral pela educação

O movimento ocorre nas próximas terça (2) e quarta-feira (3) em várias cidades do Brasil

A votação para decidir sobre a adesão ocorreu nesta segunda-feira (30)A votação para decidir sobre a adesão ocorreu nesta segunda-feira (30) - Foto: Divulgação

Após a União Nacional dos Estudantes (UNE) confirmar a realização de uma greve geral da educação nas próximas terça (2) e quarta-feira (3), professores da UFPE afirmaram, após votação nesta segunda-feira (30), que vão aderir ao movimento.

A decisão pela adesão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária que foi convocada pela diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe). A Adufepe também fará parte do grande ato no Congresso Nacional, em Brasília.

A convocação para a paralisação foi realizada pelas entidades estudantis Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e UNE. De acordo com comunicado no site oficial da UNE, as principais pautas dos protestos são o posicionamento contra cortes na Educação, contra a privatização de universidades públicas, pela liberdade de expressão e a garantia do pagamento de bolsas CNPq.

Leia também: 
Manifestantes saem às ruas do Recife durante a terceira mobilização nacional da educação
Ato em Brasília contra cortes na educação de Bolsonaro ocupa Esplanada


“ A Adufepe é a entidade mobilizadora da UFPE. Não queremos só apoio, precisamos de braços e pernas. Há uma linha que delimita bem os lados dessa batalha”, afirmou Vitória Pinheiro, diretora da União Nacional dos Estudantes.

A mobilização engloba diversas ações no Congresso Federal e nos demais estados do país. Ex-ministros da Educação e membros do Fórum Nacional Popular de Educação se reúnem na quarta-feira (2) para apresentar documentos com diagnósticos, propostas políticas e estratégias destinadas ao campo educacional.

Além da paralisação, no dia 3 de outubro foram confirmados atos em várias cidades do brasil. No Recife, a concentração será as 15h nas rua da Aurora, no bairro de Santo Antônio.

Veja também

Pernambuco registra 538 novos casos da Covid-19 e 25 mortes nas últimas 24h
Coronavírus

Pernambuco registra 538 novos casos da Covid-19 e 25 mortes nas últimas 24h

Agravamento de incêndios em Mato Grosso do Sul mobiliza senadores
Pantanal

Agravamento de incêndios em Mato Grosso do Sul mobiliza senadores