Protesto

Professores repudiam reabertura das escolas em ato simbólico no Recife

Categoria fincou cruzes no chão do pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Ato de professores no Centro do RecifeAto de professores no Centro do Recife - Foto: Divulgação/Simpere

Professores da rede municipal do Recife fincaram cruzes no chão do pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Centro da capital pernambucana, em um ato simbólico contra a reabertura das escolas, na manhã desta sexta-feira (25). Em assembleia nessa quinta-feira (24), professores da rede estadual decretaram estado de greve.

O ato desta sexta-feira foi realizado pelo Sindicato dos Professores do Recife (Simpere). "O ato tem como objetivo chamar atenção da sociedade sobre o perigo de uma nova onda de contaminações pelo coronavírus, após a reabertura das escolas", diz nota oficial do sindicato.

O cronograma da retomada das atividades presenciais nas escolas de Pernambuco, anunciado pelo Governo do Estado na última segunda-feira (21), prevê a volta das aulas do 3º ano do Ensino Médio em 6 de outubro e das outras duas séries nas terças-feiras seguintes - 2º ano em 13 de outubro e 1º ano em 20 de outubro. Ainda não há datas definidas para a volta do Ensino Fundamental e do Ensino Infantil.
 

Os professores da rede municipal temem que os protocolos de segurança anunciados não sejam garantidos, segundo o Simpere. O sindicato considera que a estrutura das unidades escolares é "precária", além de ser "comum faltar produtos de higiene, ventilação nas salas de aula, além de existirem unidades em que falta água". 

“Os secretários da Saúde, estadual e municipal, se isentam da responsabilidade de garantir que essas vidas sejam preservadas, colocando sobre as costas desses adolescentes, com capacidades cognitivas ainda em formação, a tarefa de segurar sozinhos a curva de contágio através de medidas de higiene e distanciamento dos colegas de classe”, diz o diretor do Simpere, Igor Andrade.

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco emitiu nota oficial. Leia na íntegra:

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco esclarece que o Simpere, ligado às escolas municipais, não tem qualquer relação com as escolas de Ensino Médio autorizadas pelo decreto estadual a retomar as aulas presenciais a partir de outubro. Por isso, recebe com surpresa e estranheza a manifestação realizada nesta sexta-feira. A autorização para a retomada das aulas presenciais no ensino médio não envolve escolas municipais, não sendo oportuno no momento tratar sobre unidades escolares que ainda não receberão estudantes.
 
Nas escolas estaduais, a estrutura já está sendo preparada desde o mês de julho. As unidades receberam obras de instalação de novas pias e lavatórios para ampliar os espaços de lavagens das mãos, máscaras, faceshields, termômetros, totens de álcool gel e tiveram as salas de aula reorganizadas para garantir o distanciamento. 

O órgão informa ainda que tem mantido diálogo  com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), este sim ligado aos professores e demais trabalhadores da educação da rede estadual e portanto o interlocutor da categoria em relação à rede estadual.

A Secretaria de Educação do Recife também emitiu nota oficial sobre o assunto. Leia na íntegra:

A Secretaria de Educação do Recife informa que são improcedentes as denúncias acerca da infraestrutura do parque escolar, como alega o Simpere, e lembra que não há sequer data para o retorno das aulas presenciais do ensino infantil e fundamental, que são de responsabilidades do município.

O fornecimento de material de limpeza é permanente nas escolas da rede municipal de ensino, assim como o abastecimento de água. As unidades escolares seguem o padrão Escola do Futuro, que investe em inovação, qualidade pedagógica, construção e requalificação de novas escolas e creches.

A Secretaria de Educação do Recife reforça que a rede municipal está pronta tanto em relação à infraestrutura como ao planejamento pedagógico. Quando houver data definida para o retorno, todo o protocolo de segurança anunciado pelo Governo do Estado Pernambuco será cumprido, assim como medidas adicionais de segurança serão adotadas observando as especificidades da rede do Recife para garantir a segurança de toda a comunidade escolar.

Veja também

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa
RELIGIÃO

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa

Empresa registra mais 2 possíveis mortes ligadas a suplementos alimentares; entenda
suplemento

Empresa registra mais 2 possíveis mortes ligadas a suplementos alimentares; entenda

Newsletter