Educa Mais

Profissionais da comunicação trocam experiência em evento gratuito

Encontro vai abordar diferentes perspectivas do mercado publicitário

Foto: Agência Educa Mais Brasil

Quando se formou lá em 2003, a publicitária Luana Costa encontrou o mercado de publicidade e propaganda voltado com maior força para meios de comunicação como rádio e a TV. Diferentemente de hoje, a internet ainda não era vista de modo tão atrativo. Os tempos mudaram e, graças ao seu feeling em se profissionalizar no segmento que se apresentava como novidade à época, hoje Luana ganha a vida com a publicidade na internet. 

“Quando percebi as mudanças, fiz uma especialização para poder me atualizar. Nós somos comunicadores e não podemos perder as atualizações do mercado, senão ficamos para trás. Tem muitas pessoas que não têm formação, mas têm afinidade com a publicidade, mas eu acho que não é o suficiente para assumir um cargo de um profissional”, defende a publicitária, que também atua como copywitter e social media e possui MBA em Comunicação e Marketing em Redes Sociais. 

Luana é uma das convidadas do “Publicidade em Foco”, evento promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio no próximo dia 31 de maio, às 18:30. O evento é aberto ao público e será realizado presencialmente com transmissão simultânea pela plataforma Teamns. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 via formulário. O evento conta ainda com a presença da jornalista Fernanda Carvalho, que acaba de lançar o livro  A Luz da Maternidade, publicado com o selo da Editora InVerso, e de Ronie Menezes, especialista em Marketing e em Games, sócio-diretor da Agência Invento Online e gerente de marketing da TVE e Rádio Educadora. 

Enquanto mulher negra, a publicitária Luana também promete abordar questões relacionadas à negritude no mercado publicitário. Pauta que, embora tenha tido um considerado avanço, ainda carece de muita discussão na sua visão. “Devo abordar sobre a honra de ser a única negra na grade de convidados, em uma cidade onde a maioria da população é afrodescendente. Isso se reflete no mercado de trabalho. E eu já me vi nessa posição diversas vezes”.

Luana Costa é formada há 19 anos em Publicidade e Propaganda, é copywriter e social media | Foto: Guilherme Baude/Divulgação

“Eventos como esses são importantes tanto para aqueles estudantes que estão indecisos sobre qual graduação seguir quanto para aqueles que já estão dentro do curso, mas estão com aquela dúvida se é isso mesmo que querem. Sem contato com alguém que já é do mercado para tranquilizar e dar dicas, tem muita gente que acaba desistindo mesmo”, explica a coordenadora do curso Antoniella Devanier, que destaca que o encontro está sendo organizado pela Agência Sapiens, projeto tocado pelos próprios alunos de publicidade da Estácio. 

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), após passar por redações jornalísticas em Salvador, a jornalista Fernanda Carvalho comanda a Frente & Verso, uma agência de comunicação corporativa e integrada. Com a experiência de quem já ampliou a voz de muitas marcas e projetos, a comunicadora se lança agora em um novo desafio profisisonal: o mercado literário. “Esse livro foi gestado por mais de 18 anos e nasce da minha experiência de parto normal e de dezenas de outras mulheres que tiveram experiências positivas de parir com plenitude, sem sofrimento”, anuncia.  

A jornalista Fernanda Carvalho vai lançar o livro A Luz da Maternidade | Foto: Tatiany Carvalho/Divulgação 

Ao compartilhar o processo de criação e divulgação do recém-lançado livro A Luz da Maternidade, Relatos de Parto Sem Dor conduzidos por Gerson de Barros Mascarenhas no evento acadêmico, a jornalista pretende inspirar estudantes a buscar conhecimento para a realização de seus sonhos. “Muitos escritores, despois de vencer a etapa de publicação, seguem com seus livros estocados porque não entendem que precisam de Marketing e Publicidade para tornar suas obras conhecidas. E não se trata de venda apenas. A comunicação é fundamental para criar um ecossistema e ambiente favorável para que as pautas de interesse, seja de escritores, de empresas, de projetos, criem conexão com seus públicos”, destaca a escritora.

Com a experiência de quem vive os bastidores da comunicação acompanhando clientes que aprendem o valor de investir em mídia para o sucesso dos seus projetos, a autora também tem a intenção de encorajar empresas, profisisonais e pessoas a encontrar sua voz, seja na literatura, no empreendedorismo ou mercado corporativo. “Agora que consegui colocar esse “filho” no mundo, quero incentivar outras pessoas que sonham em dar vida a projetos únicos que têm propósito de afetar positivamente outras vidas. Quando a gente desperta para a consciência da nossa voz, já não se permite mais ficar silenciada", finaliza. 

 

Veja também

Saiba como diferenciar e tratar os três principais tipos de dor de cabeça, segundo médico
SAÚDE

Saiba como diferenciar e tratar os três principais tipos de dor de cabeça, segundo médico

FBI especula que intenção de atirador que feriu Trump pode ser menos uma questão política; entenda
Donald Trump

FBI especula que intenção de atirador que feriu Trump pode ser menos uma questão política; entenda

Newsletter