Saúde

Programa Remédio em Casa beneficia 11 mil pacientes em dois meses; saiba como ser atendido

Ação reduziu em um terço o quantitativo de pacientes que se dirigiam à unidade metropolitana mensalmente

Pacientes assistidos pela Farmácia de Pernambuco podem receber seus medicamentos em casa através do Programa Remédio em Casa.Pacientes assistidos pela Farmácia de Pernambuco podem receber seus medicamentos em casa através do Programa Remédio em Casa. - Foto: Miva Filho/SES-PE

Pacientes assistidos pela Farmácia de Pernambuco podem receber seus medicamentos em casa através do Programa Remédio em Casa. A ação foi criada para auxiliar e dar comodidade aos pacientes que precisam de medicamentos especializados e de alto custo, e que façam parte do grupo de prioritários, sendo eles portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, Parkinson, Alzheimer, Lúpus, transplantados, com Síndrome Congênita do Zika/Microcefalia e transtornos psíquicos.
 
O programa também é restrito aos pacientes que não fazem uso de medicamentos termolábeis (que não suportam oscilações de temperatura) e infusionais (que dependem de aplicação com injeções), para que haja segurança e estabilidade durante o tratamento. Esses pacientes recebem os remédios indicados para cada tipo de tratamento conforme a prescrição médica e com o quantitativo, que pode corresponder a até dois meses de tratamento. 

Para os pacientes que desejam se cadastrar no programa, é necessário ir até a unidade central do Recife, localizada na Praça Osvaldo Cruz, bairro da Boa Vista, portando as documentações pessoais. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 16h. A renovação do cadastro para receber os remédios é feita de seis em seis meses. Porém, devido à pandemia, todos os pacientes estão ativos até junho de 2021, por recomendação do Ministério da Saúde (MS).

Já os pacientes que ainda estão tirando os medicamentos na farmácia, é possível nomear até três representantes para que se dirijam a unidade, portando os dados pessoais do paciente e o laudo médico para que façam a retirada desse medicamento. 

Para que os fármacos cheguem até os pacientes, 20 motoqueiros realizam, diariamente, uma média de 500 entregas. Os profissionais chegam à casa dos pacientes identificados com os materiais do Programa Remédio em Casa, como colete e adesivagem das motos, além de estarem usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A implantação do Programa proporcionou a diminuição de aproximadamente um terço no quantitativo de pacientes que se dirigiam à unidade de saúde mensalmente.Consequentemente, também há uma maior proteção das pessoas mais vulneráveis neste período de pandemia.

“Até o momento, os pacientes atendidos pelo Remédio em Casa são residentes de 10 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com a estratégia, possibilitamos a eles a tranquilidade de receber o tratamento medicamentoso com a oferta de 80 itens especializados ou de alto custo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em casa e em segurança, com dia e hora pré-estabelecidos”, afirma o diretor geral de Assistência Farmacêutica da SES-PE, Mário Moreira. 
 

 

Veja também

Estudantes protestam na Argentina contra ajustes nas universidades públicas
Argentina

Estudantes protestam na Argentina contra ajustes nas universidades públicas

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua
Israel

Israel e Hamas, 200 dias de guerra sem sinais de trégua

Newsletter