A-A+

Meio Ambiente

Programa UC Pernambuco oferecerá estudos ambientais em nove unidades de preservação do Estado

O lançamento contará com municípios do Litoral Sul e Região Metropolitana Norte

UC Apa de GuadalupeUC Apa de Guadalupe - Foto: Lu Rocha/SemasPE

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) inicia, a partir desta terça-feira (21),estudos ambientais em nove unidades de conservação do Estado. O webinário dará iniciativa a seis áreas protegidas localizadas nos municípios de Ipojuca, Barreiros, Tamandaré, Sirinhaém e Rio Formoso.

Na quinta (23), uma nova maneira de trabalho envolverá três florestas urbanas, localizadas nos municípios de Abreu e Lima e Paulista. A iniciativa pertence ao Programa UC Pernambuco, que beneficiará 47 Unidades de Conservação (UCs). 

Segundo o  secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, o pontapé inicial será por meio da construção dos estudos e a realização de webinários para esclarecimentos à população. A intenção é informar à sociedade e especialmente às pessoas envolvidas direta ou indiretamente sobre os desenvolvimentos dos trabalhos e como colaborar. 

“A participação popular é fundamental em todo o processo. Por isso, os primeiros webinários focarão em apresentar às pessoas e instituições que vivenciam ou atuam nestas áreas o passo a passo dos estudos ambientais que vão acontecer na localidade. Todos podem se envolver nas ações e contribuir para a conservação e o desenvolvimento sustentável do estado”, afirma Bertotti.

Os webinários serão transmitidos no YouTube pelos canais da Semas/PE e Itep/OS. O evento dará certificado aos participantes, para isso é preciso se inscrever através do link.

1. Webinário do Agrupamento Litoral Sul – 21/09
https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-uc-pernambuco-no-agrupamento-litoral-sul__1344181
2. Webinário do Agrupamento Metropolitano Norte – 23/09
https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-uc-pernambuco-no-agrupamento-metropolitano-norte__1344001  


Neste mês, o programa ainda conta com outras ações de oficinas. No dia 29, participarão as unidades de conversação do Litoral Norte, sendo o Agrupamento Canal de Santa Cruz; e, no dia 30, o Agrupamento de Aldeia. A proposta visa a contribuir para a região metropolitana das zonas Oeste e Sul, no mês de outubro. 

O Programa UC Pernambuco recebe investimentos na ordem de R$ 4,7 milhões, provenientes da compensação ambiental arrecadados pela CPRH, que prevê a elaboração e revisão de Diagnósticos Socioambientais Participativos, Planos de Manejo e implantação de Conselhos Gestores, além da indicação de oportunidades de criação de Corredores Ecológicos.

A iniciativa contempla mais de 40 UCs em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididos em agrupamentos para execução do programa. 
 

Veja também

Grávida, noiva dirige até o próprio casamento após rejeições de corridas por aplicativo
Independência

Grávida, noiva dirige até o próprio casamento após rejeições de corridas por aplicativo

Marrocos apreende carregamento de cocaína procedente do Brasil
Tráfico de Drogas

Marrocos apreende carregamento de cocaína procedente do Brasil