Meio Ambiente

Programa UC Pernambuco oferecerá estudos ambientais em nove unidades de preservação do Estado

O lançamento contará com municípios do Litoral Sul e Região Metropolitana Norte

UC Apa de GuadalupeUC Apa de Guadalupe - Foto: Lu Rocha/SemasPE

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) inicia, a partir desta terça-feira (21),estudos ambientais em nove unidades de conservação do Estado. O webinário dará iniciativa a seis áreas protegidas localizadas nos municípios de Ipojuca, Barreiros, Tamandaré, Sirinhaém e Rio Formoso.

Na quinta (23), uma nova maneira de trabalho envolverá três florestas urbanas, localizadas nos municípios de Abreu e Lima e Paulista. A iniciativa pertence ao Programa UC Pernambuco, que beneficiará 47 Unidades de Conservação (UCs). 

Segundo o  secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, o pontapé inicial será por meio da construção dos estudos e a realização de webinários para esclarecimentos à população. A intenção é informar à sociedade e especialmente às pessoas envolvidas direta ou indiretamente sobre os desenvolvimentos dos trabalhos e como colaborar. 

“A participação popular é fundamental em todo o processo. Por isso, os primeiros webinários focarão em apresentar às pessoas e instituições que vivenciam ou atuam nestas áreas o passo a passo dos estudos ambientais que vão acontecer na localidade. Todos podem se envolver nas ações e contribuir para a conservação e o desenvolvimento sustentável do estado”, afirma Bertotti.

Os webinários serão transmitidos no YouTube pelos canais da Semas/PE e Itep/OS. O evento dará certificado aos participantes, para isso é preciso se inscrever através do link.

1. Webinário do Agrupamento Litoral Sul – 21/09
https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-uc-pernambuco-no-agrupamento-litoral-sul__1344181
2. Webinário do Agrupamento Metropolitano Norte – 23/09
https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-uc-pernambuco-no-agrupamento-metropolitano-norte__1344001  


Neste mês, o programa ainda conta com outras ações de oficinas. No dia 29, participarão as unidades de conversação do Litoral Norte, sendo o Agrupamento Canal de Santa Cruz; e, no dia 30, o Agrupamento de Aldeia. A proposta visa a contribuir para a região metropolitana das zonas Oeste e Sul, no mês de outubro. 

O Programa UC Pernambuco recebe investimentos na ordem de R$ 4,7 milhões, provenientes da compensação ambiental arrecadados pela CPRH, que prevê a elaboração e revisão de Diagnósticos Socioambientais Participativos, Planos de Manejo e implantação de Conselhos Gestores, além da indicação de oportunidades de criação de Corredores Ecológicos.

A iniciativa contempla mais de 40 UCs em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididos em agrupamentos para execução do programa. 
 

Veja também

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal
terremotos

Dezenas de tremores abalam Taiwan poucas semanas após semanas terremoto fatal

Lula diz torcer para que Venezuela volte à normalidade e para que EUA retirem sanções
América do Sul

Lula diz torcer para que Venezuela volte à normalidade e para que EUA retirem sanções

Newsletter