Programação de fim de ano começa no Recife neste domingo

Prefeitura do Recife divulgou, nesta sexta (7), os detalhes do ciclo natalino da cidade, o Recife Celebra, que acontece até o dia 6 de janeiro de 2019

Programação cultural do Recife homenageará pastorisProgramação cultural do Recife homenageará pastoris - Foto: Divulgação/PCR

A partir deste domingo (9), a capital pernambucana contará com uma extensa programação de fim de ano. A Prefeitura do Recife divulgou, nesta sexta (7), os detalhes do ciclo natalino da cidade, o Recife Celebra, que acontece até o dia 6 de janeiro de 2019 e pretende convidar a população a usar os espaços públicos.

Para abrir o ciclo, será inaugurado, na avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, o projeto Recife dos Presépios por mãos do futuro, que contará com 14 presépios confeccionados por estudantes da rede municipal com meia tonelada de resíduos tecnológicos e materiais reciclados. As obras, que vão até três metros de altura, ficarão expostas até o dia 25 de dezembro das 11h às 15h e das 16h às 19h, de segunda a sábado, e das 9h às 11h e 15h às 19h, aos domingos.

Também no domingo, acontece o primeiro passeio natalino do Olha! Recife, no qual um ônibus decorado percorrerá roteiros turísticos iluminados pelo Recife, como o Marco Zero, a Ponte Maurício de Nassau e o Parque Amorim. O Olha! Recife também acontece nos dias 15, 16 e 19 de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

No dia 14, a Prefeitura inaugura a decoração de Natal da cidade no Cais da Alfândega e na avenida Rio Branco. As árvores das vias ganharão refletores e cordões de luz, além de elementos decorativos nos postes. Também será montada uma árvore de Natal com 14 metros no Cais da Alfândega.

No mesmo dia, começa a programação cultural da cidade, que homenageará pastoris. Um cortejo de nove pastoris e um reisado, além de um show em um palco montado no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, abrirão as atividades. As apresentações acontecem no local até o dia 16. Entre as atrações confirmadas, Louvores in Concert, projeto de Almir Rouche com as crianças da Orquestra do Movimento Pró-Criança; Pastoril Giselly Andrade; Balé Deveras; Balé Popular do Recife; Pastoril Estrela Brilhante; Cia Pé-Nambuco de Dança; além do Pastoril do Veio Mangaba, com a participação ilustre dos velhos Xaveco, Maroto, Lumbrigueta e Cafuné, que reúnem o passado, o presente e o futuro da tradição do pastoril.

As festas também acontecem na Zona Norte e Sul da capital. No dia 15, acontece no Parque da Macaxeira, na Zona Norte, programação natalina promovida em parceria com a ONG Atos. Nos dias 12 e 19, a partir das 19h, a pracinha de Boa Viagem contará com o Recife Mais Cultura, com manifestações culturais típicas do Nordeste, como bumba-meu-boi, cavalo marinho e pastoril.

Réveillon
A festa de Réveillon da orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, terá 14 atrações musiciais e 15 minutos de queima de fogos. As 16 toneladas de fogos de artifício serão distribuídas em três balsas.

No palco que será montado na altura do edifício Acaiaca, se apresentam Elba Ramalho, Nena Queiroga, Erica Natuza, Isaar, Isadora Melo, Michelle Melo, Adriana B, além de Gerlane Lops, que comandará a virada no palco. No palco do Pina, os shows serão de Almério e Almir Rouche, além de Karina Spinelli e Belo Xis.

A programação completa dos festejos de fim de ano pode ser acessada no site da Prefeitura do Recife.

Veja também

Hungria aprova lei contra 'promoção' da homossexualidade entre menores
Preconceito

Hungria aprova lei contra 'promoção' da homossexualidade entre menores

Receita e Anatel apreendem 16 mil desbloqueadores de TV por assinatura
Pirataria

Receita e Anatel apreendem 16 mil desbloqueadores de TV por assinatura