Programação do judô tem início nesta quinta (8), em Lima

Competem neste primeiro dia da modalidade Larissa Farias (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Renan Torres (60kg)

Mayra Aguiar é um dos principais nomes do judô brasileiroMayra Aguiar é um dos principais nomes do judô brasileiro - Foto: Toshifumi Kitamura/AFP

Modalidade que é sempre promessa de medalhas para o Brasil em Jogos Pan-Americanos, o judô abre sua programação em Lima, no Peru, nesta quinta-feira (8) - uma situação diferente para o esporte, que costuma ser sempre uma das atrações da primeira semana do evento. O Brasil estará representado por 13 atletas, a maioria jovens que estão vivendo sua primeira experiência em Pans.

Por conta da proximidade de datas do Pan de Lima e do Mundial de Judô, que tem início no próximo dia 25, no Japão, alguns titulares da equipe nacional acabaram pedindo dispensa. Os mais experientes que terão a missão de comandar a delegação nacional são a campeã olímpica na Rio-2016, Rafaela Silva, e a bicampeã mundial Mayra Aguiar, além do campeão em Toronto, há quatro anos, David Moura.

A equipe brasileira em Lima conta com: Larissa Farias (48kg), Larissa Pimenta (52kg), a campeã olímpica Rafaela Silva (57kg), Aléxia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg), a bicampeã mundial Mayra Aguiar (78kg) e Beatriz Souza (+78kg), ao lado de Renan Torres (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Jeferson Santos Júnior (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg) e o campeão de Toronto 2015, David Moura (+100kg).

Leia também:
Derrota inesperada do handebol é maior revés do Brasil no Pan
Com time misto, vôlei feminino estreia nesta quarta (7)
Com novo treinador, Brasil vence na estreia do basquete
Tenista João Menezes conquista ouro no Pan de Lima
Chloé Calmon é campeã no longboard no Pan de Lima
Brasil ganha ouro no conjunto da ginástica rítmica no Pan


Nesta quinta, competem Larissa Farias, Larissa Pimenta e Renan Torres, com os primeiros combates a partir das 17h. Se eles se classificarem, as lutas finais estão previstas para começar a partir das 18h40 - ambos os horários de Brasília.

Histórico
O Judô brasileiro participou de 13 edições de Jogos Pan-Americanos e se consolidou como uma das potências do continente, com um total de 125 medalhas. São 36 ouros, 35 pratas e 54 bronzes conquistados por atletas nacionais desde a edição de São Paulo, em 1963, até a de Toronto, em 2015. Nas duas últimas edições, Guadalajada-2011, e Toronto, e também nos eventos de San Juan-1979 e de Indianápolis-1987, o País liderou o quadro de medalhas da modalidade. O melhor desempenho de todos foi em Guadalajara, quando a equipe verde-amarela conquistou seis ouros, três pratas e quatro bronzes.

Veja também

Sonda conclui a primeira coleta de amostra em um asteroide feita pela Nasa

Sonda conclui a primeira coleta da Nasa de amostra em asteroide

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19
Coronavírus

Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com Covid-19