Inclusão digital

Projeto da Central Única das Favelas entrega chips de celular a estudantes bolsistas da Unicap

Ação busca facilitar o acesso à internet em tempos de aulas remotas por causa da pandemia

Beatriz Amorim ressaltou a importância do chip nesta época de aulas remotasBeatriz Amorim ressaltou a importância do chip nesta época de aulas remotas - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A Central Única de Favelas (Cufa) em Pernambuco realiza, nesta quarta-feira (28), a entrega de chips, no salão receptivo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A entrega é destinada a alunos bolsistas da instituição. De acordo com organizadores da ação, cerca de 300 chips devem ser entregues até às 15h. 

O "Alô Soci" é uma parceira da Cufa com a Tim, Alô Social e a Comunidade Door. Os beneficiados terão à disposição um chip com 1GB de internet livre, 24h por dia de WhatsApp gratuito e 24h por dia de ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil. Além disso, serão instalados pontos de wi-fi livre para uso de quem receber a ferramenta.

 

Estudante do terceiro período de enfermagem da Unicap, Beatriz Amorim ressaltou a importância do chip. Sofrendo com os problemas do seu computador, ela acredita que a ferramenta a ajudará nas pesquisas e para assistir aulas remotas.“Eu não tenho condições de estar recarregando o plano sempre por ser muito caro. Além disso, com esse chip, eu consigo estar acessando a aula EAD da onde eu estiver. Isso ajuda bastante, pois nem sempre estamos disponível para estar em casa, assim como eu, que tenho problemas com meu computador. Esse chip vai me dar essa possibilidade de conciliar trabalho e estudo", falou a jovem de 23 anos.

Andreik da Silva, de 39 anos, foi mais um a gostar da iniciativa. De acordo com ele, em um período no qual muitas empresas querem cortar gastos, é elogiável algumas instituições se preocuparem com estudantes universitários. 

"Diante de tanta gente usando a internet quando estamos na aula, acaba ficando instável. Então, isso acaba se tornando uma ferramenta para termos aula remota mais eficiente. É uma conquista, diante de tantos cortes que temos em vários setores do país, existe empresas que se importam com os acadêmicos, e estão dando essa oportunidade para que a produção acadêmica continue", falou o estudante de filosofia da Unicap. 

As ações ainda se estendem a várias comunidades como Casa Amarela, Cidade Tabajara, Nova Tiúma, Prazeres nos próximos dias. Favelas do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Igarassu, Escada, São Lourenço da Mata e Cabo de Santo Agostinho, que também estão na rota da Cufa Pernambuco.

Veja também

Governo lança nova cartilha de informações financeiras para refugiados
Economia

Governo lança nova cartilha de informações financeiras para refugiados

Pernambuco mantém menor índice de mortalidade infantil do Nordeste
População

Pernambuco mantém menor índice de mortalidade infantil do Nordeste