Sustentabilidade

Projeto da UFPE visa a combater desperdício de alimentos na Ceaca, em Caruaru

Alimentos fora dos padrões de venda serão usados para garantir segurança alimentar para uma parcela da população que vive em vulnerabilidade social

Ceaca, em CaruaruCeaca, em Caruaru - Foto: Edmilson Tanaka

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) firmou uma parceria com o projeto Enactus, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para combater desperdícios de alimentos na cidade.

A ação visa a evitar o desperdício de alimentos que seriam descartados por estarem fora dos padrões de venda e garantir segurança alimentar à população em vulnerabilidade social.



Através do projeto, serão aproveitados resíduos para compostagem, reduzindo o descarte orgânico. Também serão beneficiadas mulheres do Bairro Santa Rosa, que fazem parte do projeto Enactus e que buscam a independência financeira por meio de produção artesanal de uma série de produtos.

Semanalmente, são descartadas quatro mil toneladas de frutas e verduras na Ceaca. Para a presidente da Central de Abastecimento, Thallyta Figueroa, a parceria veio em boa hora.

“O desperdício é uma preocupação em todo o mundo e essa parceria vai proporcionar o aproveitamento integral dos alimentos que seriam jogados fora por estarem visualmente sem condição de venda”, ressaltou.

A parceria ainda conta com o apoio das secretarias municipais de Políticas para Mulheres e de Ação Social, que irão mapear as áreas mais necessitadas para receberem as frutas e verduras e, ainda, disponibilizar um local para que as mulheres produzam os alimentos.

"Essa parceria irá possibilitar às mulheres que vivem em áreas de vulnerabilidade empreender, se desenvolver e conseguir uma renda extra diante da pandemia", afirmou a presidente da Ceaca.

Veja também

Metade dos internados com Covid em Araraquara já é de outras cidades
Coronavírus

Metade dos internados com Covid em Araraquara já é de outras cidades

Cinco pessoas esfaqueadas em ataque em mesquita na capital da Albânia; agressor foi preso
Europa

Cinco pessoas esfaqueadas em ataque em mesquita na capital da Albânia; agressor foi preso