Projeto de abastecimento prevê melhoria até 2021

O reservatório de Perijucã, que concentra parte das obras, foi visitado recentemente pelo governador Paulo Câmara junto ao prefeito de Olinda, professor Lupércio

Rodízio atinge cidades atendidas pela barragem de BotafogoRodízio atinge cidades atendidas pela barragem de Botafogo - Foto: Arthur Mota

A aposta da Compesa para resolver o problema de abastecimento em pelo menos 15 bairros do município, é o projeto Olinda Mais Água. A obra, dividida em três etapas, concluirá a primeira fase em outubro deste ano, beneficiando, primeiramente, os bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, parte de Jardim Fragoso e de Casa Caiada.

Estão sendo construídos mais cinco reservatórios, cada um com capacidade para acumular dois milhões de metros cúbicos, além de duas novas estações de bombeamentos para os poços. O prazo para que o serviço seja totalmente finalizado é 2021 e atenderá 246 mil olindenses, cerca de 56% da população do município, de acordo com o governo do Estado.

Leia também:
MP discute falta d’água em Olinda
Faltam água e higiene em feiras de Olinda

O reservatório de Perijucã, que concentra parte das obras do projeto, foi visitado recentemente pelo governador Paulo Câmara junto ao prefeito de Olinda, professor Lupércio. Desde o início de abril, o rodízio de abastecimento das cidades atendidas pela barragem de Botafogo, entre as quais Olinda está inclusa, foi ampliado para um dia com água e cinco dias sem.

A crise hídrica afeta, ao todo, cerca de 930 mil pessoas. A alternativa para regularizar a vazão da barragem e melhorar o fornecimento, segundo a Compesa informou á época, é a transposição do rio Capibaribe para o rio Catucá. O projeto prevê a implantação de uma captação (estação de bombeamento) na região do Engenho Muribara, em Paudalho, e a construção de uma adutora de 7,6 quilômetros para transportar a água até Botafogo.

Veja também

Neonazista é condenado à prisão perpétua na Alemanha por morte de político pró-migração
Julgamento

Neonazista é condenado à prisão perpétua na Alemanha por morte de político pró-migração

Desemprego chega a 14,1% entre setembro e novembro de 2020
Economia

Desemprego chega a 14,1% entre setembro e novembro de 2020