Notícias

Projeto de lei pede restrição de visitas a casas de repouso durante pandemia

Entre as proposições, está a restrição ao número de visitantes a casos indispensáveis e circulação nas dependências da instituição resguardada apenas a profissionais ligados às práticas de cuidados

Vacinação em idososVacinação em idosos - Foto: Divulgação

A bancada do PSOL na Câmara protocolou um projeto de lei que determina práticas e ações de cuidado para idosos em casas de repouso durante a pandemia do novo coronavírus.

c a suspensão da saída dos idosos, restrição ao número de visitantes a casos indispensáveis e circulação nas dependências da instituição resguardada apenas a profissionais ligados às práticas de cuidados. Os idosos compõe o chamado grupo de risco da Covid-19.

"Para salvar vidas, é preciso que o Estado volte atenção principalmente às mais vulneráveis, muitas delas esquecidas, consideradas um peso para família e sociedade ou mesmo invisíveis", diz o texto.

"São vidas como as de pessoas idosas institucionalizadas, que neste momento veem se tornar ainda mais graves problemas crônicos relacionados às políticas voltadas para a velhice e o envelhecimento no Brasil", segue.

Leia também:
Hábito de consumo adquirido na pandemia deve permanecer após Covid-19
Pernambuco tem melhor adesão ao isolamento social em sete semanas


O projeto de lei ainda pede acomodação para profissionais que atuem nas instituições, de modo a reduzir ao mínimo a circulação dessas pessoas, e a garantia de que funcionários que apresentem sintomas de infecção respiratória sejam afastados.

A taxa de mortalidade entre pessoas com 80 anos ou mais na atual pandemia do coronavírus é 13 vezes maior do que na faixa de 50 a 55 anos. Mesmo entre os maiores de 65 anos, dados do Ministério da Saúde mostram que elas são quase 80% das vítimas da Covid-19.

Com o Brasil em rápido processo de envelhecimento, o total de pessoas com mais de 65 anos aumentou 20% nos últimos oito anos, para cerca de 22 milhões, mais que a população do Chile.

Veja também

Acordo entre a PCR e 99 Táxi disponibiliza transporte para pacientes da Rede Pública de Saúde
Mobilidade

Acordo entre a PCR e 99 Táxi disponibiliza transporte para pacientes da Rede Pública de Saúde

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros
Aena

Aena lança programa de incentivo às aéreas para aumentar movimentação de passageiros

Newsletter