Notícias

Projeto pernambucano contra Aeds aegypti será apresentado no México

Aplicativo Caça ao Aedes em Jardim Brasil, feito por ex-estudantes da escola pública Desembargador Renato Fonseca concorrerá na categoria Inovação em evento no México

O Recife deve receber, em breve, uma demanda de mosquitos estéreis para ajudar no combate às arbovirosesO Recife deve receber, em breve, uma demanda de mosquitos estéreis para ajudar no combate às arboviroses - Foto: Marcelo Ferreira/Prefeitura de Jaboatão

Ex-estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Desembargador Renato Fonseca, em Olinda, vão representar Pernambuco no Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação, que ocorrerá de 23 a 26 de maior em Valladolid, no México. Eles vão apresentar o aplicativo Caça ao Aedes em Jardim Brasil – projeto desenvolvido enquanto eram alunos na escola com objetivo de mapear os principais pontos de foco do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Leia também:
Servidores municipais do Recife encerram greve
Aplicativo gratuito "Minha Facul" orienta alunos sobre vida na universidade

“Quando começamos a pensar em como desenvolver esse projeto, caímos em campo por todo o bairro na coleta de dados. Nesse aplicativo nós disponibilizamos vídeos tutorais de combate ao mosquito Aedes aegypti, quais os pontos mais propícios para a proliferação e artigos sobre a microcefalia”, destacou Jeovane Cipriano, um dos mentores da plataforma, que também contou com a estudante Gisele Araújo.

Eles embarcam para o México neste domingo (20), mas por pouco não iriam conseguir participar do Encontro, onde disputarão na modalidade Tecnologia e Inovação. Em abril, eles fizeram uma vaquinha virtual para custear as passagens e estadia, mas não conseguiram arrecadar o suficiente. “Procuramos a Secretaria Estadual de Educação e eles concordaram em arcar com os custos da viagem. Conversamos com o secretário Fred Amâncio e ele nos parabenizou pelo projeto”, afirmou Jeovane.

No ano passado, eles ficaram em primeiro lugar no Teccien Schöenstatt, uma feira estudantil de tecnologia e ciências promovida pelo colégio Nuestra Señora de Schöenstatt, do Paraguai.

Veja também

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante
CONFLITOS

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Conflito

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Newsletter