A-A+

Projeto Sonho e Vida reúne 7 mil estudantes na Arena de Pernambuco

Alunos do ensino médio da rede estadual de ensino participaram de aulões, feira de profissões, entre outras atividades

Projeto Sonho e VidaProjeto Sonho e Vida - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Cerca de sete mil estudantes do 3º ano da rede estadual de ensino participaram do projeto Sonho e Vida, nesta quarta-feira (8), na Arena de Pernambuco. Durante a programação, os jovens participaram de aulões e palestra motivacional com a atleta Joana Maranhão. O evento também teve uma área de convivência, onde os alunos tiveram contato com quatro células temáticas com foco em Saúde/Medicina, Engenharias e Tecnologia da Informação, Humanas e Porto Digital.

Também foi montada uma Central do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem inscrições encerradas no próximo dia 17 de maio. No local, estudantes puderam tirar dúvidas para o preenchimento de formulários, buscar orientações sobre escolhas e opções e fazer a inscrição de fato. A programação ainda contou com bate-papos, feira de profissões com informações sobre diversos segmentos do conhecimento, como ginástica laboral, gestão de tempo, orientação vocacional e sorteio de prêmios.

A estudante Ariel Xandra, de 17 anos, conta que por dia estuda cerca de dez horas, juntando as atividades escolares, no cursinho e em casa, mas ela acha importante projetos como o Sonho e Vida. "É uma ótima oportunidade para quem realmente tem interesse em aprender algo e tirar dúvidas", comenta. Já o aluno do 3º ano do ensino médio Gustavo Ramos, de 18 anos, aproveitou o evento para tirar dúvidas sobre o curso que pretende fazer: engenharia mecânica. "A feira de profissões me ajudou a entender melhor algumas questões do ramo e a ampliar minha visão", disse.

Leia também:
Enem já supera a marca de 2 milhões de inscritos
MEC analisa programa de fomento ao ensino médio integral
UFPE preocupada com corte de verbas federais

O Projeto Sonho e Vida está na sua 4ª edição e tem como foco incentivar os estudantes a realizar seus projetos de futuro, promovendo a integração e contribuindo para que se tornem protagonistas nas suas escolhas pessoais e profissionais. O encontro tem como foco alunos de escolas vinculadas à GRE Recife Norte e GRE Metrosul. A iniciativa faz parte das ações da Gerência Regional de Educação Recife Norte da Secretaria de Educação de PE em parceria com o Grupo Tiradentes, através do Centro Universitário UNIT e da Fits – Faculdade de Medicina de Jaboatão.

Prepara Jovem
Até o final do ano, estudantes da rede estadual de ensino participarão de aulões preparatório gratuitos para o Enem promovido pelo projeto Prepara Jovem, proposta idealizada pelo Governo do Estado. Ao todo, são 16 aulões, nos quais os alunos podem tirar dúvidas de disciplinas como matemática, redação e geografia. O próximo encontro acontecerá no próximo sábado (11) na Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos, em Jaboatão dos Guararapes.

Veja também

Comprovante de vacinação é exigido em igrejas e templos religiosos com mais de 300 pessoas no Estado
PERNAMBUCO

Comprovante de vacinação é exigido em igrejas e templos religiosos com mais de 300 pessoas no Estado

Brasileiro é assassinado a tiros no Paraguai
Tragédia

Brasileiro é assassinado a tiros no Paraguai