Propaganda do MEC com 'mão branca com diploma' é acusada de racismo

Algumas reações no Twitter ganharam destaque na enxurrada de respostas críticas à peça publicitária. Uma delas diz: "Ganhe um diploma e troque a cor da pele"

Propaganda do MEC questionada nas redes sociaisPropaganda do MEC questionada nas redes sociais - Foto: Reprodução

A mulher que aparece apontando para o tão almejado diploma é negra. Já a mão que segura o canudo, branca.

A propaganda compartilhada nesta quinta (13) em redes sociais do Ministério da Educação vem gerando balbúrdia. O anúncio, que divulga o último dia de inscrições para concorrer a bolsas que dão 50% ou 100% para cursos de uma instituição privada, foi acusado de racismo na internet, por retratar um aluno que entra na faculdade negro e sai branco quando diplomado –o auge dessa primeira etapa universitária, portanto.

Leia também:
Profissionais de educação da rede estadual entram em estado de greve
Bolsonaro diz que não permitirá propaganda de estatal que não siga sua linha 

Três reações no Twitter ganharam destaque na enxurrada de respostas críticas à peça publicitária. Uma delas diz: "Ganhe um diploma e troque a cor da pele". A outra: "Opa, MEC racista: tá tendo". Há ainda uma montagem em que a mão com o canudo está com o dedo do meio em riste.

O estranhamento se segue no Instagram, em que uma conta replicou no post: "Não entendi. A gente entra preta e sai branca da faculdade? Oi?". Outra logo abaixo comentou: "Propaganda racista do governo federal choca zero pessoas".

Questionado pela Folha, o MEC afirmou por meio de sua assessoria que as peças produzidas "seguem a minha linha publicitária" do resto da campanha. Um ator que protagoniza vídeo sobre o prazo para pleitear uma bolsa do ProUni, por exemplo, é negro.

Veja também

Estudantes relatam temor de contágio e ansiedade antes do Enem
Enem

Estudantes relatam temor de contágio e ansiedade antes do Enem

Área técnica da Anvisa recomenda aprovação da Coronavac
Vacina

Área técnica da Anvisa recomenda aprovação da Coronavac