Educação

Prouni Recife abre inscrições a partir de segunda-feira (26)

Estudantes têm até 30 de julho para se inscrever com a nota do ENEM e concorrer a uma das 107 vagas disponíveis

Neste semestre, estão sendo oferecidas 107 vagas pelas Instituições de Ensino Superior (IES)Neste semestre, estão sendo oferecidas 107 vagas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) - Foto: Inaldo Menezes/ PCR Imagem

Estudantes residentes na capital pernambucana poderão, a partir da próxima segunda-feira (26), se inscrever para a seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni) Recife. Para concorrer as vagas é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2020. Inscrições acontecem até a sexta-feira (30).

Neste segundo semestre, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão oferecendo 107 vagas para 42 cursos diferentes. O aluno que deseja participar do processo seletivo referente a 2021.2 deve efetuar a sua inscrição pelo site do Prouni Recife. (www.prouni.recife.pe.gov.br).

Dentre os requisitos, os interessados precisam comprovar renda familiar bruta (per capita) de até dois salários mínimos, além de morar no Recife há, no mínimo, três anos (contados antes da data de inscrição no programa). 

Os estudantes não poderão ter diploma de nível superior e precisam ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição de ensino privada na condição de bolsista integral.

Cursos
Entre os cursos ofertados pelo programa estão Direito, Medicina, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Jornalismo, Nutrição e Turismo, entre outros. A lista completa e outras regras, estão no edital publicado no Diário Oficial da cidade deste sábado (24).

 A inscrição também se estende aos professores da rede pública de ensino do Município. Os cursos disponíveis são os de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério de educação básica. Neste caso, independente da renda familiar per capta, o candidato não estará submetido aos demais pré-requisitos exigidos.

O resultado dos estudantes pré-selecionados para a primeira convocação estará disponível no dia 4 de agosto também no site do programa. Caso o total de vagas por curso, turno e IES não sejam totalmente preenchidos na primeira divulgação dos resultados, após o período disponibilizado para matrículas, serão realizadas novas convocações no prazo mínimo de até 72h. 

Caso não se formem turmas para os cursos ofertados será aberta a possibilidade de remanejamento do bolsista em outros cursos afins das áreas de Saúde, Humanas e Exatas.

Veja também

Revolução dos Cravos, 50 anos: De país pobre e atrasado, Portugal se tornou referência; entenda
HISTÓRIA

Revolução dos Cravos, 50 anos: De país pobre e atrasado, Portugal se tornou referência; entenda

Saúde do cérebro: de jornais a livros, por que manter o hábito de leitura é tão bom
SAÚDE

Saúde do cérebro: de jornais a livros, por que manter o hábito de leitura é tão bom

Newsletter