RECIFE

Próximo de ser concluído, Hospital da Pessoa Idosa recebe visita do prefeito Geraldo Julio

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa terá capacidade para fazer cerca de 30 mil procedimentos por mês

Prefeito Geraldo Julio (PSB) visita HECPI, que está prestes a ser concluídoPrefeito Geraldo Julio (PSB) visita HECPI, que está prestes a ser concluído - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Já em fase de conclusão das obras, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), na Avenida Recife, em Areias, Zona Oeste do Recife, recebeu nesta segunda-feira (10), a visita do prefeito Geraldo Julio. Construído com recursos municipais e com entrega prevista para este ano, o equipamento já está recebendo equipamentos dos leitos desativados na reorganização da rede de hospitais de campanha da pandemia da Covid-19. Este será o segundo hospital erguido pela atual administração, o primeiro foi o Hospital da Mulher do Recife, no Curado. 

Com um investimento na ordem de 25 milhões de reais, o hospital carrega o nome do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que completaria 55 anos também na data de ontem. Durante a visita, o gestor municipal destacou que será o primeiro hospital do Nordeste completamente voltado ao tratamento e prevenção das doenças das pessoas idosas. "Agora, aqui no Hospital Eduardo Campos, a pessoa idosa vai ter direito a um atendimento de muita qualidade no SUS”, disse o prefeito.

A nova unidade de saúde conta conta com oito mil m² de área construída e terá à disposição da população 72 leitos, sendo 62 leitos de enfermaria e dez leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI); seis salas de recuperação pós-anestésica; quatro salas de cirurgia; 13 consultórios; além de farmácia e centro diagnóstico.

O local oferecerá também especialidades como cirurgia geral, vascular e plástica; geriatria, gerontologia, neurologia e outras, além de exames de patologia clínica, biópsia/punção, ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletrocardiografia, endoscopia, entre outros. 

Quando funcionando, o equipamento terá capacidade de realizar, mensalmente, cerca de oito mil consultas, 700 internações e 500 cirurgias, com o auxílio de 400 profissionais de saúde, sendo 70 médicos, cerca de 100 outros profissionais de nível superior, como enfermeiros e assistentes sociais, além de mais de 250 profissionais de nível médio e técnico.

O HECPI fará parte de uma rede de cuidados e atenção integral à pessoa idosa, desde a atenção básica à especializada, promovendo a articulação e integração de ações com as demais políticas, funcionando como um centro formador e de referência para boas práticas na atenção à pessoa idosa, atuando diretamente na formação de profissionais de saúde e de cuidadores e também na orientação de familiares e outros acompanhantes.

 

Veja também

Trump volta a pedir que Biden faça teste antidoping antes de debate
Eleições

Trump volta a pedir que Biden faça teste antidoping antes de debate

Domingo de movimentação nas praias e no Marco Zero
Recife

Domingo de movimentação nas praias e no Marco Zero