Logo Folha de Pernambuco

Notícias

PSDB não tem boa vontade com Temer

Aécio Neves e Geraldo Alckmin não queriam José Serra no Ministério das Relações Exteriores nem Bruno Araújo na pasta das Cidades

Monster TrucksMonster Trucks - Foto: Divulgação

O PSDB está para Temer como o PMDB esteve para Dilma. Sem o apoio dos tucanos, o governo Temer não existirá, assim como sem o apoio do PMDB o da ex-presidente virou pó. Os tucanos entraram no governo a contragosto porque não queriam assumir compromisso com um projeto no qual não acreditam. Por isso Aécio Neves e Geraldo Alckmin se opuseram à ida de Serra para o Ministério das Relações Exteriores e à de Bruno Araújo para a pasta das Cidades. Só depois que levaram uma reprimenda do ex-presidente FHC é que mudaram de opinião. Agora, contudo, querem tutelar o presidente dizendo que ele fez concessões que não deveria na questão do reajuste dos servidores públicos e que está demorando demais a enviar ao Congresso o projeto de reforma previdenciária. No fundo eles desconfiam que Temer sonha com a reeleição em 2018 e querem estar com um pé fora do governo para, se necessário, caírem fora.

O fantasma da reeleição

Com a autoridade de quem foi secretário-geral do Ministério da Justiça na gestão do pernambucano Fernando Lyra, o advogado José Paulo Cavalcanti Filho avalia que o governo Michel Temer “começou mal” porque o presidente ainda não declarou, taxativamente, que não será candidato à reeleição em 2018. E enquanto não assumir este compromisso, diz o advogado, o governo não terá paz.

Plano B > João Paulo de Lemos (e não Rangel como se divulgou ontem), o candidato do PSB à prefeitura de Gravatá, está convencido de que o ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) não será candidato por suposto enquadramento na Lei da Ficha Limpa e já está na expectativa do anúncio do candidato que o substituirá.

Aperto > O ex-deputado Carlos Lapa prevê uma disputa acirrada em Carpina entre seu irmão Joaquim (PTB) e o deputado Manoel Botafogo (PDT), ficando o prefeito Carlinhos do Moinho (PSB) em 3º lugar.

Defecção > Mesmo tendo perdido o apoio do vice, Henrique Filho (PR), que resolveu disputar a prefeitura, o prefeito de Vitória, Elias Lira, juntou 13 partidos para apoiar o seu candidato Paulo Roberto (PSD).

Espaço > Priscila Krause (DEM) não está aproveitando bem o seu limitadíssimo tempo de TV (17 segundos). O uso desse espaço nobre para falar sobre as vantagens da energia solar não lhe deu um voto.

Dilema > Elias Gomes (PSDB), prefeito de Jaboatão dos Guararapes, está num dilema. Não sabe se deva priorizar a campanha do filho, Betinho (PSDB), à prefeitura do Cabo, ou a do vice Heraldo Selva (PSB) à sua sucessão. Betinho, segundo pesquisa do Ipespe, perde hoje para Lula Cabral (PSB) por 51% x 29%.

Palpite > Do deputado Sílvio Costa sobre a eleição do Recife: “Bobagem dizerem que num eventual 2º turno entre Geraldo Júlio (PSB) e João Paulo (PT) os eleitores de Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM) não votariam no petista. Ora, os eleitores do PSDB e do DEM não querem Geraldo já no 1º”.

Grito > Militantes de movimentos sociais vão aproveitar hoje o “Grito dos Excluídos” para empunhar a bandeira do “Fora Temer” e das “Diretas Já”. O presidente tem base congressual suficiente para aprovar o que bem entender no Congresso Nacional. Contudo, deve agir rapidamente para aprovar, pelo menos, a reforma da Previdência, que seria o seu grande legado. Do contrário, pode sair tão impopular quanto Sarney saiu em 1989.

Veja também

Beatificação de Irmã Adélia avança com conclusão da fase diocesana
Religião

Beatificação de Irmã Adélia avança com conclusão da fase diocesana

América Latina registra a maior queda na fertilidade do mundo
Natalidade

América Latina registra a maior queda na fertilidade do mundo

Newsletter