Notícias

Público hostiliza jornalistas à espera da posse de Bolsonaro

A cada aproximação dos jornalistas à área de contenção onde estão concentrados, apoiadores de Bolsonaro gritam palavras de ordem contra a imprensa

Presidente eleito Jair BolsonaroPresidente eleito Jair Bolsonaro - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os jornalistas são o principal alvo dos apoiadores que aguardam, nesta terça-feira (1º), a posse de Jair Bolsonaro em frente ao Palácio do Planalto.

Centenas de pessoas, que se reúnem desde cedo na Praça dos Três Poderes, em Brasília, gritam palavras de ordem contra a imprensa, como "Folha lixo", "Globo lixo", e exaltam as redes sociais - houve uma onda de gritos "WhatsApp! WhatsApp!"- e emissoras como SBT, Record e Jovem Pan como meios de acesso à informações de suas preferências.

As palavras de ódio contra a imprensa estão ancoradas no discurso do próprio Bolsonaro que, durante toda a campanha eleitoral, desqualificou veículos de comunicação tradicionais que faziam a cobertura de sua corrida pela Presidência.

Leia também:
[Ao vivo] Acompanhe em tempo real a posse de Bolsonaro

Costumava classificar de "fake news" qualquer notícia que o desagradasse e fez um discurso público hostil contra esta Folha, dizendo que o jornal não teria mais "verba pública do governo" com sua eleição.

"Imprensa vendida, meus pêsames", encerrou à época, sob gritos da plateia.
Nesta terça, vestidos, em sua maioria, de verde e amarelo e enrolados na bandeira do Brasil, os bolsonaristas repetem o script.

A cada aproximação dos jornalistas à área de contenção onde estão concentrados, gritam palavras de ordem contra a imprensa e xingam repórteres, fotógrafos e cinegrafistas.

Abordados individualmente para entrevistas, alguns deles pedem desculpa pelo comportamento da maioria.

Nas primeiras cinco horas de espera até a passagem da faixa presidencial, que deve ocorrer por volta das 16h30, os apoiadores de Bolsonaro intercalavam momentos de hostilidades à imprensa e aplausos quando carros da polícia federal passavam pela Esplanada.

Veja também

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina
AMÉRICA LATINA

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas
POSICIONAMENTO

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas

Newsletter