Finados

Público lota cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife, para visitar entes queridos

Personalidades estão enterradas no maior cemitério da capital pernambucana

Movimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de FinadosMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Feriado nacional, o Dia de Finados, esta quinta-feira (2), é marcado pelo alto fluxo nos principais cemitérios do Recife. No de Santo Amaro, na área central, o maior da cidade, o público levou flores, velas e rezou pelas pessoas que já se foram.

Cemitério de Santo Amaro. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Nos túmulos mais visitados, o público esteve presente para homenagear pessoas que foram influentes para a sociedade. Onde está enterrado o corpo do cantor Chico Science, o sósia do artista Pereira Campos chamava a atenção de quem passava por lá.

Pereira Campos é sósia de Chico Science. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

“É uma homenagem justa, porque ele mostrou a nossa cultura para o mundo. O pessoal é simpático comigo. Passa, pergunta se eu sou familiar dele e conversa sobre fatos e shows dele. Eu amo fazer essa memória de Chico”, disse ele.

No túmulo mais visitado da necrópole, o da Menina Sem Nome, conhecida por ser abençoadora da sociedade, as pessoas levaram brinquedos, guloseimas e acenderam velas, agradecendo bençãos e renovando os pedidos para o próximo ano. 

Junto ao túmulo da criança, C. Bezerra contou à Folha de Pernambuco que pede pela cura da saúde. O devoto da Menina Sem Nome afirmou que já chegou a sonhar com ela e que recebeu graças em virtude da devoção.

Menina sem nomeTúmulo da Menina sem nome é um dos mais visitados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

“Esse sonho aconteceu há 34 anos [1989]. Depois de uma grande provação que eu passei, ela [a menina] me disse que a Justiça seria feita, e foi feita, dois anos depois. Hoje, doente, eu vim pedir pela minha cura de problemas psíquicos e físicos, para que as coisas deem certo para mim, porque eu preciso, por questões trabalhistas, que são meu direito”, salientou ele, que está afastado do trabalho há dez anos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)


O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacedo Antônio, celebrou uma missa campal na frente da capela do cemitério, que foi reformada e entregue nessa quarta-feira (1º). Durante a celebração, ele ressaltou a importância da união das famílias, mesmo que em tempos de luto.

“Mesmo que não percebamos, Deus manda anjos para nossa vida, para nos dar a possibilidade de mudarmos e melhorarmos e, assim, estarmos unidos a Ele e aos nossos irmãos. Deus nos contempla também e, nessa contemplação, o olhar dele é de luz, de sabedoria e perdão para que possamos estar juntos e viver plenamente. Deus disse, no evangelho de São João, que veio para dar vida em abundância. Assim percebemos a grandeza de Deus e a nossa dignidade”, disse, durante a palestra.

Movimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoBispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda, Dom Limacedo, ministra missa campal em frente à tradicional capela do Cemitério de Santo Amaro. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco Bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda, Dom Limacedo, ministra missa campal em frente à tradicional capela do Cemitério de Santo Amaro. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco Bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda, Dom Limacedo, ministra missa campal em frente à tradicional capela do Cemitério de Santo Amaro. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco Bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda, Dom Limacedo, ministra missa campal em frente à tradicional capela do Cemitério de Santo Amaro. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco Movimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de PernambucoMovimentação no cemitério de Santo Amaro neste feriado de Finados. Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Os evangélicos também tiveram um momento de conforto. O grupo EVG da Igreja Universal do Reino de Deus, através da tenda Consolador, distribuiu livros que abordam a temática da vida eterna. Segundo o pastor Genaro Nascimento, responsável pelo trabalho, o Espírito de Deus é incumbido de consolar o coração dos familiares.

“Nós falamos sobre a ressurreição de Lázaro. Jesus chorou com a morte do amigo. Nós estamos dizendo às pessoas que Jesus sentiu essa dor que elas sentem quando perdem alguém. Mas o consolador [Espírito Santo] cura as dores da alma”, explicou.

Com área de 145 mil metros quadrados, o Cemitério de Santo Amaro tem 20.520 túmulos e 9.008 ossuários e recebe, em média, 18 mil visitantes por mês.

Diversas personalidades pernambucanas estão enterradas no local, como, por exemplo, Miguel Arraes, Chico Science, Nelson Ferreira, Agamenon Magalhães, Joaquim Nabuco, Manoel Borba, Barão de Itamaracá, Conselheiro Rosa e Silva, Carlos Pena Filho, Capiba, Gilberto Freyre, Ascenso Ferreira, entre outros.

Veja também

OpenAI irá "pausar" voz comparada à de Scarlett Johansson
OpenAI

OpenAI irá "pausar" voz comparada à de Scarlett Johansson

Petro substitui questionado comandante do Exército colombiano
Exército colombiano

Petro substitui questionado comandante do Exército colombiano

Newsletter