Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
rússia

Putin afirma que tropas russas lançaram nova ofensiva em território ucraniano

O diretor do Centro Ucraniano de Combate à Desinformação afirmou que as declarações de Putin eram uma "mentira"

Fumaça preta sobe de um aeroporto militar em Chuguyev, perto de KharkivFumaça preta sobe de um aeroporto militar em Chuguyev, perto de Kharkiv - Foto: Aris Messinis / AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (19) que uma brigada russa lançou uma incursão em território ucraniano a partir da região de Kursk, reportaram as agências estatais Tass e Ria Novosti, uma afirmação que foi desmentida pela Ucrânia.

Esta operação constituiria a primeira ofensiva terrestre russa na região ucraniana de Sumi desde que as tropas de Moscou se retiraram em 2022.

"Fui informado que durante a noite, combatentes da brigada 810 cruzaram a fronteira da Federação Russa e a Ucrânia, e entraram no território inimigo", disse Putin em uma declaração televisionada.

O diretor do Centro Ucraniano de Combate à Desinformação, Andrii Kovalenko, afirmou que as declarações de Putin eram uma "mentira".

"Houve uma tentativa de um grupo de reconhecimento russo de entrar em território ucraniano", disse Kovalenko, acrescentando que a operação foi frustrada.

"Atualmente, não há tropas russas capazes de realizar uma ofensiva em grande escala no território ucraniano", acrescentou.

Veja também

Newsletter