Coronavírus

Putin anuncia vacina russa contra o coronavírus e diz que filha foi inoculada

Putin anuncia a vacinaPutin anuncia a vacina - Foto: Alexey Nikolsky/Sputnik/AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou, nesta terça-feira (11), que uma de suas filhas foi inoculada com a vacina que a Rússia afirma ter desenvolvido contra o novo coronavírus.

"Uma das minhas filhas tomou esta vacina. Acho que ela participou nos experimentos", disse Putin, segundo a agência Interfax, poucos minutos depois de anunciar a homologação da "primeira" vacina contra a Covid-19.

Em videoconferência com integrantes do governo exibida pela televisão, Putin anunciou que a Rússia desenvolveu a "primeira" vacina contra o coronavírus, que provoca uma "imunidade duradoura". "Esta manhã, pela primeira vez no mundo, foi registrada uma vacina contra o novo coronavírus", disse Putin. "Sei que é bastante eficaz, que dá uma imunidade duradoura", completou.

Putin anuncia a vacina em videoconferência
 

Nas semanas prévias ao anúncio, cientistas estrangeiros expressaram preocupação com a rapidez da criação de uma vacina deste tipo, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu respeito às diretrizes estabelecidas e que a Rússia seguisse "todos os estágios" necessários para desenvolver uma vacina segura.
 

Ao falar da inoculação da filha, Putin disse que "acho que ela participou nos experimentos". Segundo a agência Interfax, o presidente comentou que ela teve um pouco de febre e "nada mais".

A vacina será distribuída em 1 de janeiro de 2021, de acordo com o registro nacional de medicamentos do ministério da Saúde, consultado pelas agências de notícias russas.

A vacina russa, que terá a produção industrial iniciada em setembro, foi batiza como "Sputnik" em homenagem ao satélite soviético

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato