Diplomacia

Putin e Xi participarão na cúpula do G20 em Bali, afirma presidente indonésio

A Indonésia também convidou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky

Vladimir Putin e Xi Jinping, presidentes da Rússa e China respectivamenteVladimir Putin e Xi Jinping, presidentes da Rússa e China respectivamente - Foto: Alexei Druzhinin / Sputnik / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega chinês, Xi Jinping, comparecerão ao encontro de cúpula do G20 de novembro na Indonésia, anunciou a presidência da nação asiática.

A presença dos dois chefes de Estado deve coincidir com a participação do presidente americano Joe Biden, em um momento particularmente negativo nas relações de Washington com Moscou e Pequim pela guerra na Ucrânia e as tensões a repeito de Taiwan.

Até o momento a presença de Putin e Xi na ilha indonésia de Bali em novembro não estava confirmada. A Rússia está isolada por parte da comunidade internacional desde a invasão da Ucrânia e o presidente chinês limita suas viagens ao exterior devido à pandemia de Covid-19.

Mas o presidente indonésio, Joko Widodo, afirmou em uma entrevista à agência Bloomberg que os dois comparecerão à reunião de cúpula.

"Xi Jinping virá. O presidente Putin também me disse que viria", declarou Widodo.

A Indonésia também convidou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O chefe de Estado da Ucrânia, país não é membro do G20, indicou que participará, pelo menos virtualmente.

Jacarta, que foi pressionada por países ocidentais para excluir Putin da reunião de novembro, mantém uma posição de neutralidade sobre o conflito na Ucrânia. Joko Widodo viajou este ano tanto a Kiev como a Moscou.

Veja também

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina
AMÉRICA LATINA

Governo de Javier Milei revisará indenizações às vítimas da ditadura na Argentina

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas
POSICIONAMENTO

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas

Newsletter