Logo Folha de Pernambuco

Vladimir Putin

Putin participará da cúpula virtual do Brics sobre o conflito israelense-palestino

Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por denúncias de que ele deportou crianças para áreas da Ucrânia

Presidente Vladimir Putin Presidente Vladimir Putin  - Foto: Alexey Danichev/Pool/ AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, vai participar na terça-feira (21) de uma cúpula virtual do grupo de economias emergentes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) sobre o "conflito israelense-palestino", informou o Kremlin nesta segunda-feira (20).

No dia seguinte, Putin participará de uma cúpula do G20, também virtual.

O presidente, isolado no campo diplomático desde o início da operação russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, esteve ausente nas últimas reuniões anuais dos Brics e do G20, na África do Sul e na Índia, respectivamente.

Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por denúncias de que ele deportou crianças para áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia.

Sobre a guerra entre Israel e o Hamas em Gaza, o Kremlin defende um cessar-fogo e insiste que a única forma de alcançar uma paz estreita no Oriente Médio é a criação de um Estado palestino.

Putin considera os Estados Unidos responsáveis pelo atual conflito mortal e as acusações de terem monopolizado o processo de paz israelense-palestino durante anos sem encontrar soluções.

Em Israel, 1.200 pessoas, a maioria civis, morreram no ataque lançado pelos combatentes do movimento islâmico Hamas em 7 de outubro, segundo as autoridades.

Em resposta, o Exército de Israel promove uma intervenção aérea e terrestre na Faixa de Gaza que deixa cerca de 13 mil mortos, incluindo cerca de 5.500 menores, segundo o Ministério da Saúde do Hamas, que controla este território palestino.

Veja também

Comércio global deve atingir recorde em 2024, apesar de tensões comerciais, diz Unctad
MUNDO

Comércio global deve atingir recorde em 2024, apesar de tensões comerciais, diz Unctad

Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção
BRASIL

Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção

Newsletter