CRISE INTERNACIONAL

Putin 'tem que entender' que Otan é uma aliança nuclear, diz França

O ministro das Relações Exteriores francês Jean-Yves Le Drian descreveu o presidente russo como um "ditador" e "cínico"

O presidente russo, Vladimir PutinO presidente russo, Vladimir Putin - Foto: Mikhail Klimentyev / Sputnik / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, "tem que entender" que a Otan é uma aliança nuclear, disse o ministro das Relações Exteriores francês nesta quinta-feira (24), depois que o líder russo se gabou de seu arsenal nuclear após atacar a Ucrânia.

"Vladimir Putin tem que entender que a Aliança Atlântica também é uma aliança nuclear", disse o chanceler Jean-Yves Le Drian ao canal TF1.

De acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - uma aliança militar dos Estados Unidos e das principais potências europeias -, as armas nucleares de seus membros, França, Reino Unido e Estados Unidos, são um componente essencial de suas capacidades gerais de dissuasão e defesa.

O ministro francês, que descreveu o presidente russo como um "ditador" e "cínico", também prometeu sanções europeias "espetaculares" que "irão ferir o coração" da Rússia.

Le Drian disse que a França está estudando uma série de pedidos de ajuda à Ucrânia, incluindo ajuda militar. "Fizeram para nós uma lista (de equipamentos militares), a estamos estudando para tentar responder da melhor forma possível à sua demanda", acrescentou.

Putin deu início à invasão da Ucrânia nesta quinta-feira, enfatizando que a Rússia ainda é uma das "maiores potências nucleares do mundo".

Veja também

Grupo Vice anuncia centenas de demissões
MUNDO

Grupo Vice anuncia centenas de demissões

Criminosos armados invadem casa e atiram em três crianças em Itamaracá; uma delas, de 9 anos, morreu
POLÍCIA

Criminosos armados invadem casa e atiram em três crianças em Itamaracá; uma delas, de 9 anos, morreu