TERREMOTO NA TURQUIA E SÍRIA

Quanto tempo sobrevivemos sem água e comida? Pessoas são tiradas com vida mais de 8 dias após tremor

Uma das vítimas foi encontrada com vida cerca de 206 horas depois dos abalos sísmicos

Um bebê recém-nascido que foi encontrado ainda amarrado pelo cordão umbilical à mãe e retirado vivo dos escombros de uma casa no norte da Síria após terremoto mortalUm bebê recém-nascido que foi encontrado ainda amarrado pelo cordão umbilical à mãe e retirado vivo dos escombros de uma casa no norte da Síria após terremoto mortal - Foto: Rami al Sayed / AFP

O terremoto que atingiu a Turquia e a Síria no dia 6 de fevereiro provocou a morte de mais de 40 mil pessoas. No entanto, mais de uma semana depois da tragédia, as equipes de resgate continuam buscando por sobreviventes e encontrando pessoas com vida sob os escombros. Na cidade turca Kahramanmaras, uma pessoa foi encontrada viva depois de 206 horas soterrada — o que equivale a oito dias e meio.

Na mesma cidade, horas antes, dois irmãos, um de 17 e outro de 21 anos, foram salvos dos escombros. Em outra cidade da Turquia, mais um rapaz e duas mulheres também foram salvos depois de quase 200 horas soterrados.

Casos como estes levantam o questionamento: Qual é o limite do corpo humano? Quanto tempo aguentamos sem comer nem beber água?

Calcula-se que, em média, o corpo humano consiga sobreviver semanas sem comida, mas a maioria das pessoas só permanece viva de 2 a 4 dias sem água. Não existem estudos científicos sobre o assunto, pois seria antiético submeter pessoas a essas condições. A maioria das pesquisas nessa área envolve estudos de caso de pessoas em situações de sobrevivência de emergência.

Até agora, o relato de mais tempo sem comer e beber é de um prisioneiro austríaco que passou 18 dias esquecido em sua cela no porão. Andreas Mihavecz, na época com 18 anos, foi preso no dia 1º de abril de 1979. Só o encontraram em 18 de abril de 1979, com os sinais vitais comprometidos. Mas ele se recuperou e sobreviveu.

Sem comida
Quanto tempo você pode sobreviver sem comida depende de uma variedade de fatores, incluindo seu sexo, composição corporal, a última coisa que você comeu e bebeu e o ambiente onde você está.

Por exemplo, pessoas com mais reservas de gordura podem sobreviver por mais tempo, pois o corpo pode queimar a gordura armazenada como combustível em momentos de fome extrema.

Equipes de resgate vasculham os escombros de edifícios em busca de vítimas e sobreviventes na vila de Azmarin, na província de Idlib, no noroeste da Síria, controlada pelos rebeldes, na fronteira com a Turquia, após um terremoto, em 7 de fevereiro de 2023

Pesquisas sobre greves de fome e jejum voluntário examinaram casos em que as pessoas tinham água, mas não tinham comida. Em três casos, as pessoas passaram 28, 36 e 38 dias sem comer, antes de ficarem doentes demais para continuar com as greves. Em outros casos, aqueles em greve de fome morreram após 45 a 61 dias sem comida.

Em geral, indivíduos saudáveis e magros experimentam graves efeitos de fome quando perdem 18% de seu peso corporal ou atingem um índice de massa corporal inferior a 16,5, considerado gravemente abaixo do peso.

Em geral, as mulheres podem suportar a fome por mais tempo do que os homens e sobreviver com um IMC mais baixo. Isso pode ser devido ao fato de que as mulheres naturalmente têm uma porcentagem maior de gordura corporal, mas também porque seus corpos tendem a usar gordura em vez de músculo magro para obter energia durante os períodos de fome.

Sem água
Quanto a água, sobrevivemos menos tempo sem ela. Estima-se que as pessoas só possam sobreviver de 2 a 4 dias sem se hidratar. Em 1944, dois cientistas se abstiveram de beber água enquanto comiam uma dieta seca que continha todos os nutrientes necessários. Um durou 3 dias e o outro durou 4 antes de terem que interromper o experimento.

Embora o corpo possa quebrar a gordura para usar como fonte de energia no lugar a alimentação através da cetose, não há processo interno para compensar a falta de hidratação. Poucas horas depois de não beber, você pode começar a sentir sintomas de desidratação, como sede, tontura, pele seca, confusão mental, aceleração dos batimentos cardíacos e falência do fígado.

Veja também

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como
Segurança Pública

Desaparecimento de criança pode ser comunicado antes de 24h; veja como

Hamas anuncia balanço de 35.903 mortos na guerra de Gaza
guerra no oriente médio

Hamas anuncia balanço de 35.903 mortos na guerra de Gaza

Newsletter