Alerta Celular

'Mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta' devolve aos donos aparelhos roubados

Pelo menos 489 celulares subtraídos de seus donos vão ser devolvidos a partir desta quarta-feira (1º)

Italo Henrique, que teve o celular roubado em 2019. recebe o telefone de volta pelo Alerta CelularItalo Henrique, que teve o celular roubado em 2019. recebe o telefone de volta pelo Alerta Celular - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Com os primeiros celulares entregues nesta quarta-feira (1º), começou hoje, no Recife, a entrega aos proprietários de pelo menos 489 celulares roubados. O início do quarto 'Mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta' ocorreu na Sede Operacional da Polícia Civil, centro do Recife.

Os demais telefones podem ser procurados nas delegacias seccionais e circunscricionais da capital e da Região Metropolitana do Recife (RMR) - os proprietários são avisados do endereço pela polícia.

O programa Alerta Celular, criado em 2017 para reduzir roubos de aparelhos celulares, já possibilitou a devolução de mais de 37,5 mil telefones móveis cadastrados e reduziu em 46% a incidência de furto, roubo ou extravio.

O sistema do Alerta Celular pode ser acessado pelo site da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

“Acompanhamos as estatísticas e verificamos que o celular é o bem mais furtado do cidadão e com uma ação que tem trazido tantos resultados positivos, precisamos reconhecer o trabalho da polícia civil e militar. Queremos reforçar o cadastro no sistema, assim como temos estimulado nossa polícia a proceder com a consulta no caso da constatação dos furtos ou roubos”, declarou o coronel Alexandre Tavares, representante do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco.

“O programa é vitorioso desde sua concepção, um modelo de ação que enaltece o trabalho da polícia e traz também esperança ao cidadão, porque funciona, além de reduzir esse tipo de crime”, ressaltou o delegado Neremias Falcão, chefe da Polícia Civil do Estado.

Italo Henrique, 23 anos, morador do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife,, teve o celular roubado em uma parada de ônibus em 2019. Surpreso, ele foi um dos que recebeu de volta o aparelho telefônico nesta quarta-feira (1) na sede da Polícia Civil.

“Já não tinha mais esperança porque já fazia tanto tempo, mas recebi a ligação da polícia para comparecer e pegar de volta meu telefone. E me surpreendi ainda mais porque ele estava em ótimo estado de conservação. É um programa que funciona de fato”

Jovem recebe telefone de volta com o Alerta CelularJovem recebe, com o serviço Alerta Celular, o telefone roubado de volta - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Cadastro
Pouco mais de 570 mil celulares estão cadastrados no sistema do Alerta Celular. Para efetuar o cadastro, é preciso inserir o IMEI do aparelho - composto por 15 dígitos que constam no aparelho, na nota fiscal de compra ou digitando no celular *#06#.

“Parece muito, mas ainda é pouco, pois representa apenas 6% dos aparelhos celulares de Pernambuco. É importante que as pessoas confiem no programa e cadastrem seus telefones”, destacou o tenente-coronel Jonas Moreno, gerente do programa.

Em caso de roubo ou furto do aparelho, a recuperação pode ser facilitada com o preenchimento dos dados no formulário  (Boletim de Ocorrência) que também consta no site da SDS.

O usuário que tiver dúvidas pode recorrer ao serviço do SAC Alerta Celular, canal que atende por meio do WhatsApp através do número 81 9.8494-3219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Operação Verão 
A SDS tem feito divulgação do Alerta Celular em locais específicos do Recife e em praias do Litoral Sul, entre elas Porto de Galinhas.

No Recife, o Marco Zero, no Bairro do Recif,e é outro ponto que recebe estandes da ação, que também atua em festas e feriados prolongados em cidades do Agreste do Estado, a exemplo de Gravatá.

Feiras livres e locais tidos como de grande incidência de roubos de celulares também são espaços de atuação da SDS com o programa.

Premiação 
Na ocasião do 4º Mutirão Alerta Celular foi entregue premiação (placas comemorativas) a representantes das polícias Civil e Militar que mais se destacaram no primeiro semestre de 2021 na ação e que registraram o maior número de aparelhos apreendidos.

As delegacias de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e de Salgueiro, Sertão do Estado, foram contempladas. Já pela Polícia Militar, o 16º Batalhão, no bairro de São José, e o Batalhão de Choque, na Madalena, foram os destaques.

Veja também

Maduro anuncia reabertura de escritório de Direitos Humanos da ONU na Venezuela
Venezuela

Maduro anuncia reabertura de escritório de Direitos Humanos da ONU na Venezuela

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país
Estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Newsletter