Quase 2 mil novos professores vão reforçar a Rede Pública de Educação em Pernambuco

Estado começa a convocar os classificados no último concurso para a rede pública de ensino ainda neste mês

Alunos da rede estadual Alunos da rede estadual  - Foto: Arthur Mota

 

Quase dois mil novos professores devem começar a integrar a Rede Pública de Educação em Pernambuco a partir deste mês. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), uma equipe técnica trabalha para averiguar quais disciplinas e quais cidades devem ser as primeiras a receber os aprovados do concurso realizado no ano passado.

Das três mil vagas disponibilizadas no certame, 1.944 pessoas foram classificadas, mas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o número é insuficiente, uma vez que existem 17 mil contratos temporários em Pernambuco.

Pouco antes de dar início ao ano letivo da rede estadual de ensino, o secretário Fred Amâncio afirmou que reforçará o quadro de professores efetivos. “O resultado já foi homologado no fim de dezembro. Já recebemos a lista de aprovados e, provavelmente, o início desse chamamento deve começar em fevereiro”, disse em entrevista à TV Globo.
Procurada pela Folha de Pernambuco, a assessoria da SEE informou que 1.944 pessoas foram classificadas em maio de 2016 e estão aptas a assumir suas respectivas funções.

Ainda de acordo com a assessoria, o concurso foi dividido por disciplina e região e uma equipe técnica está avaliando quais devem ser os cargos prioritários. Para a diretora de Comunicação do Sintepe, Magna Moura, o anúncio não é satisfatório. “O concurso foi um pleito antigo de nossas reivindicações, mas não chegou nem perto de atingir o mínimo necessário. Temos 17 mil contratados temporários.”

Investimento
O governador Paulo Câmara participou de cerimônia na Escola de Referência de Ensino Médio (Erem) Professor Fernando Mota, no bairro de Setúbal, Zona Sul do Recife. Na ocasião, ele anunciou a construção de uma cobertura para a quadra, além da instalação de uma subestação de energia que permitirá a climatização das salas da unidade. O investimento será de R$ 518 mil.

Rede municipal
Alunos das 309 escolas, creches e creches-escolas da rede pública de ensino do Recife retomarão as atividades hoje.

 

Veja também

Grandes organizações internacionais pedem para priorizar vacinação em países pobres
Vacinação

Grandes organizações internacionais pedem para priorizar vacinação em países pobres

Brasil bate a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas
Vacinação

Brasil bate a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas