Notícias

Quatro meninos são flagrados pendurados no metrô em funcionamento, no Recife

Segundo a CBTU, o fato aconteceu nessa terça-feira (17), e os garotos foram encaminhados ao Conselho Tutelar

Vídeo mostra quatro meninos pendurados do lado de fora de um trem do metrô que saia da Estação AfogadosVídeo mostra quatro meninos pendurados do lado de fora de um trem do metrô que saia da Estação Afogados - Foto: Cortesia/WhatsApp

Um vídeo que circula pela internet mostra o momento em que quatro meninos são flagrados pendurados do lado de fora de um trem do Metrô do Recife. O veículo saía  da Estação Afogados em direção a Estação Ipiranga e os garotos estavam na parte traseira.

Dois dos quatro garotos foram filmados debaixo da cabine, próximo as rodas do trem, e os outros dois estavam em pé, apoiados na cabine traseira da composição que se movimenta segundos depois.

De acordo com o representante da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Salvino Gomes, essa já é a terceira vez que as crianças "pegam bigu" no metrô. "Na primeira vez, eles foram encaminhadas ao Conselho Tutelar. Já na segunda, eles foram para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente do Recife (DPCA), e nessa terceira vez, quando o nosso corpo de seguranças chegou, eles se evadiram do local", afirmou Savino.



Ainda segundo Salvino, o Conselho Tutelar não resolveu o problema. "As crianças não possuem documentos que identifiquem os próprios nomes e nem os responsáveis legais", contou. Também não se sabe a idade deles. A reportagem do Portal FolhaPE entrou em contato com o Conselho Tutelar do bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, que é responsável pelas ocorrências daquela área, e o conselheiro tutelar Clóvis Aquino afirmou que nos casos em que as crianças não são identificadas, elas são enviadas para abrigos gerenciados pela Prefeitura do Recife. 

"Não podemos deixar as crianças na rua. Elas estão em situação de vulnerabilidade. Temos vários abrigos. Depende do perfil de cada um. Depois disso, comunicamos ao Ministério Público e também a Justiça o local onde eles foram abrigados. Se os meninos vieram na primeira vez para o concelho, eles foram devolvidos aos pais", contou Clóvis, afirmando ainda que uma equipe do concelho continua procurando as crianças que aparecem no vídeo.

Segundo Salvino Gomes, da CTTU, um novo esquema está sendo montado para tentar encontrar essas crianças, desta vez, com o apoio da DPCA, que se prontificou a ajudar após a divulgações das imagens. "Tudo isso para tentar encontrar os pais dessas crianças, que se colocaram em uma situação muito perigosa, que não deve ser jamais imitada", afirmou Salvino, alertando a população que existe descarga elétrica debaixo do metrô.

"São três mil volts. Eles estavam colocando suas vidas em perigo. A gente pede que se alguém identificar algum ato como esse, ligue para o número (81) 3455-4566", finalizou Salvino.

A CBTU reforça que se pendurar nos trens é uma prática proibida e que coloca em risco a vida de quem a pratica, que pode não somente cair do trem, mas também ser eletrocutado ou atropelado por outra composição.

A Companhia disse ainda que, para minimizar casos como esse, continuará intensificando a fiscalização através dos seguranças ferroviários nas estações e tentará pelas vias judiciais a melhor forma de resolver a situação.

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter