Queima da Lapinha encerra Ciclo Natalino do Recife

Depois de queimada a lapinha, o frevo tomará conta do Pátio de São Pedro, anunciando o início do próximo e mais esperado ciclo festivo do Recife: o Carnaval

Queima da Lapinha de 2018, no Pátio de São PedroQueima da Lapinha de 2018, no Pátio de São Pedro - Foto: Daniel Tavares/PCR/Divulgação

A tradicional celebração da Queima da Lapinha encerra o Ciclo Natalino do Recife neste domingo (6), dia de Reis, data que relembra os três magos que levaram presentes a Jesus Cristo após seu nascimento.

A liturgia - que terá a participação de 11 pastoris na mistura cultura popular e fé - começará às 17h no Pátio do Carmo e será encerrada no Pátio de São Pedro, onde a lapinha é queimada. Com a conclusão do rito, a cidade abre alas para o período do Carnaval, este ano comemorado em 5 de março. A programação é aberta ao público e gratuita.

Leia também:
Queima da Lapinha fecha ciclo natalino
Alceu comanda bloco Bicho Maluco Beleza no Carnaval de SP

Além dos pastoris, haverá a apresentação de Mendes e sua Orquestra. Na celebração, a lapinha, que nomeia o evento e simboliza a manjedoura onde Jesus nasceu, é conduzida pelos pastoris do Pátio do Carmo até o Pátio de São Pedro. Neste último, se dá a queima das folhas, palhas e outros materiais que acomodaram o menino.

O público pode escrever pedidos que desejam ser atendidos durante o ano em pedaços de papel e atirá-los às chamas para que queimem junto com a lapinha. Toda a celebração é acompanhada de cânticos.

Depois de queimada a lapinha, o frevo tomará conta do Pátio de São Pedro, anunciando o início do próximo e mais esperado ciclo festivo do Recife: o Carnaval.

Veja também

Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta-feira (22)
Covid-19

Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta-feira (22)

Saiba como denunciar 'fura-filas' de vacinação contra Covid-19 em Pernambuco
Denúncia

Saiba como denunciar 'fura-filas' de vacinação contra Covid-19 em Pernambuco