A-A+

Queima da Lapinha ocorre este domingo em Olinda

A celebração terá início às 18h30, com a saída de um cortejo

Queima da Lapinha em OlindaQueima da Lapinha em Olinda - Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Tradicional celebração que encerra o ciclo natalino, a Queima da Lapinha ocorre neste domingo (5) em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Este ano, a liturgia se realiza na véspera do Dia de Reis. A celebração tem início às 18h30, com a saída de um cortejo da rua Alto do Sarapião, no bairro de Amaro Branco, em direção à Praça do Carmo, passando pelas principais vias da cidade.

A caminhada será acompanhada pelo Pastoril Estrela de Belém, hoje sob a responsabilidade da mestra Ana Lúcia Nunes, que cuida da formação de mais de 30 meninas que compõem o atual grupo dos cordões azul e encarnado. No Recife, a queima será nesta segunda-feira (6), no Centro da cidade.

Leia também:
Com Queima da Lapinha, Recife abre alas para o Carnaval
Sob chuva, centenas acompanham a queima da lapinha e saúdam o Carnaval


Na celebração do Recife, a lapinha, que nomeia o evento e simboliza a manjedoura onde Jesus nasceu, é conduzida pelos pastoris do Pátio do Carmo até o Pátio de São Pedro. Lá, se dá a queima das folhas, palhas e outros materiais que acomodaram o menino. O público pode escrever pedidos que desejam ser atendidos durante o ano em pedaços de papel e atirá-los às chamas para que queimem junto com a lapinha. Toda a celebração é acompanhada de cânticos.

Veja também

Movimentação intensa nas praias da RMR neste domingo (24)
Sol

Movimentação intensa nas praias da RMR neste domingo (24)

China quer limitar a menos de 20% uso de energias fósseis até 2060
Mundo

China quer limitar a menos de 20% uso de energias fósseis até 2060