Internacional

Rainha Elizabeth II receberá o presidente americano Joe Biden

Encontro está marcado para o dia 13 de junho, após uma cúpula do G7

Rainha Elizabeth IIRainha Elizabeth II - Foto: Caral Court/Pool/AFP

A rainha Elizabeth II receberá pessoalmente o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no dia 13 de junho, após uma cúpula do G7 no sudoeste da Inglaterra naquele fim de semana, anunciou, nesta quinta-feira (3), o Palácio de Buckingham.
 
A monarca de 95 anos se encontrará com o presidente e a primeira-dama, Jill Biden, no Castelo de Windsor, cerca de 50 km a oeste de Londres, onde tem vivido desde o início da pandemia de coronavírus. 
 
Elizabeth II, que recebeu sua segunda dose da vacina anticovid-19 no final de março, tem mantido a maioria de suas reuniões virtualmente, incluindo audiências com embaixadores estrangeiros.
 
Este será seu compromisso oficial mais importante desde que presidiu a abertura da sessão parlamentar em Londres, em 11 de maio, que foi sua primeira aparição pública desde o funeral de seu marido, o príncipe Philip.
 
O duque de Edimburgo faleceu em 9 de abril, um mês antes de seu centésimo aniversário.


O encontro da rainha com Biden acontecerá um dia após a celebração oficial do aniversário da monarca, muito restrito este ano devido à pandemia, e após a cúpula de três dias que os chefes de Estado e Governo do G7 realizarão na Cornualha.
 
Marcará o início da primeira turnê internacional de Biden desde que ele chegou à Casa Branca, em janeiro.
 
Durante seus 69 anos de reinado, a rainha britânica se reuniu com todos os presidentes americanos, exceto Lyndon B. Johnson (1963-1969).
 
Donald Trump fez uma visita de Estado polêmica ao Reino Unido em junho de 2019 e foi recebido por Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter