Recém-nascida indígena de três dias morre de Covid-19 em Floresta, no Sertão

Menina havia apresentado sintomas de desconforto respiratório, segundo a prefeitura da cidade

Floresta, no Sertão de PernambucoFloresta, no Sertão de Pernambuco - Foto: Heitor Salvador/Cortesia

Uma recém-nascida de três dias de vida morreu vítima da Covid-19 em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O óbito da menina, uma indígena da etnia Pipipã, ocorreu em sua casa, na última quinta-feira (30), e foi confirmado nesta segunda-feira (4) pela prefeitura da cidade.

A gestante realizou consulta particular no dia 27, com parto e laqueadura, segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, explicou em entrevista virtual nesta segunda. No dia 29, a recém-nascida foi levada a uma unidade de saúde e, após medicada, voltou para casa. Evoluiu, porém, para uma condição de insuficiência respiratória, indo a óbito.

Foi feita uma coleta de swab para investigação e, posteriormente, confirmada a presença do novo coronavírus.O material coletado foi encaminhado ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), que entregou o resultado do teste para novo coronavírus nesta segunda. Longo disse que o caso está sob investigação e que a mãe, assintomática, foi submetida a teste. 

Leia também:
Pernambuco registra 220 novos infectados e 39 mortes pela Covid-19 em 24h
Geraldo Julio não descarta adotar lockdown no Recife


De acordo com balanço divulgado pela gestão municipal, a infecção da recém-nascida foi o primeiro caso confirmado na cidade, que descartou duas notificações e permanece com três em investigação. A secretaria não esclareceu como poderia ter ocorrido a contaminação da menina. 

Em nota, a prefeitura lamentou a morte da recém-nascida. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família enlutada e amigos, pedindo a Deus força e fé”, diz a nota assinada pelo prefeito, Ricardo Ferraz, e pelo secretário municipal de Saúde, Dácyo Ferraz.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Misterioso 'poço do inferno' no Iêmen impressiona geólogos
Curiosidade

Misterioso 'poço do inferno' no Iêmen impressiona geólogos

Pernambuco registra 805 casos e 27 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24h
Coronavírus

Pernambuco registra 805 casos e 27 óbitos nas últimas 24h