Mundo

Recepção diplomática marcada para quarta-feira com rainha Elizabeth II é cancelada

A soberana de 95 anos cancelou vários compromissos esta semana devido a sintomas "leves" da covid-19

Rainha Elizabeth IIRainha Elizabeth II - Foto: Andrew Matthews / POOL / AFP

A ministra das Relações Exteriores do Reino Unido cancelou neste sábado (26) a recepção diplomática prevista para quarta-feira com a presença da rainha Elizabeth II, que testou positivo para covid-19 na semana passada, informou o Palácio de Buckingham.

"A rainha aceitou o conselho da ministra de Relações Exteriores de adiar a recepção diplomática em Windsor de quarta-feira, 2 de março", disse o palácio em um comunicado à imprensa.

Até agora, as autoridades não detalharam o motivo da decisão. A soberana de 95 anos cancelou vários compromissos esta semana devido a sintomas "leves" da covid-19.

Os serviços diplomáticos estão atualmente à frente da resposta britânica à invasão da Ucrânia.

A chanceler Liz Truss deixará o país "em breve" para realizar "uma rodada de diplomacia itinerante pela Europa e pelos Estados Unidos".

Elizabeth II recebeu o diagnóstico no último domingo. Ela havia estado em 8 de fevereiro com seu filho mais velho, o príncipe Charles, que dois dias depois testou positivo para o coronavírus.

Na terça-feira, a rainha já havia cancelado compromissos online, e o Palácio de Buckingham explicou que ela "ainda apresentava sintomas leves similares ao de um resfriado".

No entanto, na quarta-feira, manteve sua audiência semanal por telefone com o primeiro-ministro Boris Johnson.

Desde que passou uma noite hospitalizada em outubro do ano passado, as aparições da soberana se tornaram pouco frequentes.

Porém, o palácio anunciou recentemente a retomada de suas atividades públicas, incluindo sua participação em uma cerimônia em 29 de março na Abadia de Westminster em memória de seu marido, o príncipe Philip, que morreu no ano passado.

Além disso, estão programados quatro dias festivos em junho para celebrar o 'Jubileu de Platina' da monarca, por seus 70 anos no trono britânico.

Veja também

Mercado Público de Porto Alegre reabre com 53 lojas
rio grande do sul

Mercado Público de Porto Alegre reabre com 53 lojas

Com duas vaginas e sem ânus, mulher vive com condição genética ultrarrara

Com duas vaginas e sem ânus, mulher vive com condição genética ultrarrara

Newsletter