Logo Folha de Pernambuco
Coronavírus

Recife alcança nível ótimo em ranking de transparência na divulgação de dados sobre pandemia

Capital pernambucana saltou de 79 pontos da última avaliação para os atuais 91,14, ficando entre os melhores colocados

Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB)Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) - Foto: Reprodução

A clareza na divulgação das informações sobre o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus fez o Recife alcançar o nível ótimo, no ranking da ONG Transparência Internacional. Mensalmente, a organização verifica os dados disponibilizados nos portais dos 26 governos estaduais, do Distrito Federal e das 26 capitais brasileiras. Com a nova análise, a capital pernambucana saltou de 79 pontos da última avaliação para os atuais 91,14, ficando entre os melhores colocados. Esta foi a terceira rodada da avaliação e o resultado será divulgado oficialmente nesta sexta (31). Foram verificados os portais dos 26 governos estaduais, do Distrito Federal e dos 26 governos municipais das capitais.

Para alcançar esse nível ótimo de transparência, foi realizada a união de esforços de diversas equipes da Prefeitura do Recife, a exemplo da Controladoria-Geral do Município, do Núcleo de Imprensa, das Secretarias de Finanças, de Administração e Gestão de Pessoas, de Planejamento e Gestão, da Ouvidoria-Geral do Município, da Empresa Municipal de Informática, dentre outras. “Nós precisamos ser rápidos e eficientes como exigiu a emergência da pandemia, mas com todo o cuidado com a regularidade de todas as contratações e com a transparência também. Ficamos felizes com o reconhecimento”, disse o prefeito Geraldo Julio.

A ONG Transparência Internacional analisa a transparência de forma global, mas o enfoque está na divulgação das informações sobre as contratações emergenciais por conta da pandemia. São observados dados como processos de contratação e aquisição, valores, existência de dados em formato aberto, possibilidade de download, legislação e diversos outros critérios. A análise dos técnicos é bastante criteriosa e leva em consideração, além das exigências legais, as melhores práticas internacionais de transparência para incentivo e promoção do controle social.

Para chegar a um veredito, são observados os Portais da Transparência, de Compras e de Dados Abertos, as páginas da prefeitura e da Ouvidoria-Geral do município, a existência de um site dedicado à Covid-19, bem como as publicações nas redes sociais do município relativas ao tema. "O Portal da Transparência da Prefeitura já era uma referência nacional, foi reconhecido por muitas entidades como a ONG Contas Abertas, CGU (Controladoria-Geral da União), MPF (Ministério Público Federal) e TCE (Tribunal de Contas do Estado). Na pandemia esse trabalho foi mantido e a Transparência Internacional colocou o nosso portal no nível mais alto de excelência”, acrescentou o prefeito.

Plataformas
São várias as plataformas da Prefeitura do Recife que permitem o acesso a informações. Especialmente para divulgar informações sobre as contratações emergenciais, foi criado, na página principal do Portal da Transparência, um botão próprio para a Covid-19. O Portal de Compras também se adaptou, criando novas formas de consulta de licitações, dispensas, inexigibilidades e de contratos que têm como objeto a Covid-19.

Além disso, o Portal de Dados Abertos também passou a disponibilizar a consulta específica de contratos, com a possibilidade de baixar os documentos em formato aberto. Como diferencial importante na avaliação, a Prefeitura criou um hotsite com diversas notícias sobre as ações da gestão de uma forma geral sobre a pandemia. 

Veja também

Newsletter