A-A+

Recife alcança pico de temperatura em janeiro próximo a recorde histórico

Máxima é um grau mais alta que a registrada no mesmo mês do ano passado

CalorCalor - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Com 34º C de pico registrados no último 15 de janeiro, o Recife alcançou uma temperatura máxima um grau mais alta que a registrada no mesmo mês do ano passado, de 33º C. Segundo o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Roberto Pereira, não há fenômeno específico que explique o aumento da temperatura. “Temperaturas com esse valor ocorrem geralmente no verão na cidade”, explica.

O valor é bem próximo do recorde histórico da cidade, de 35,1º C, em março de 1988, e do mais alto de um mês de janeiro: 34,7ºC em janeiro de 2005. A Apac considera os índices registrados entre 1981 e 2010. No recorte da temperatura média, janeiro de 2020 também está mais quente em relação ao mesmo mês de 2019. A oscilação, aponta Roberto, foi de meio grau: o mês teve tempratura média de 30,1º C ano passado para 30,6º C este ano. A média histórica do mês é de 30,6º C.

Leia também:
Verão promete mais calor em Pernambuco, com chuva no Sertão
Temperatura continua alta em toda as regiões de Pernambuco


Temperaturas altas próximas do pico de 15 de janeiro foram anotadas em mais três ocasiões: 33,3  ºC nessa terça-feira (28) e 33,4º C em 21 e 26 de janeiro. "Este ano as temperaturas estão elevadas, mas é comum para a época. A sensação térmica ainda pode ser afetada com fatores como falta de arborização, prédios e asfalto", acrescenta Roberto Pereira.

Em relação ao esperado para os próximos meses, o meteorologista ressalta que os termômetros devem continuar com temperaturas altas. "Até março estamos no verão, época de temperaturas elevadas. Mesmo com ocorrência de nebulosidades e chuvas, a temperatura permanecerá alta", afirma.

Veja também

Homem é atacado por jacaré em lago de Campo Grande (MS)
Centro-oeste

Homem é atacado por jacaré em lago de Campo Grande (MS)

Show de dupla sertaneja é interrompido após palco pegar fogo em SP
Susto

Show de dupla sertaneja é interrompido após palco pegar fogo em SP; assista