Vacinação

Recife amplia vacinação contra meningite meningoócica para crianças e trabalhadores da saúde

Imunizantes estão disponíveis nas mais de 150 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento

Vacinação de crianças no RecifeVacinação de crianças no Recife - Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta quinta-feira (4), a ampliação da campanha de vacinação contra a meningite meningocócica, doença transmissível e causada por bactéria. O Recife passa a contar com o imunizante em mais de 150 salas de vacina da rede municipal, para crianças de até 10 anos não vacinadas e trabalhadores da saúde

Para ter acesso às vacinas, o público definido deve procurar uma das salas de vacina do município (a lista completa dos locais pode ser conferida aqui), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).



A ampliação dos públicos aptos a receber a vacina meningocócica C foi recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). O objetivo é proteger a população contra a doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e levar à morte.

O imunizante já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e possui um esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço preferencialmente aos 12 meses de vida. Com a nova orientação do MS, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose.

Meningite meningocócica

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus e nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Embora pessoas de qualquer idade possam contrair meningite, as crianças menores de 5 anos são mais atingidas. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa. 

A transmissão da meningite ocorre através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço, manchas na pele e moleza. 

Veja também

Homem de 33 anos é morto a tiros em Itapissuma; suspeito do crime é guarda municipal
Região Metropolitana do Recife

Homem de 33 anos é morto a tiros em Itapissuma; suspeito do crime é guarda municipal

Jaboatão inicia vacinação contra Covid-19 em crianças com 3 anos; confira locais de imunização
IMUNIZAÇÃO

Jaboatão inicia vacinação contra Covid-19 em crianças com 3 anos; confira locais de imunização